segunda-feira, 9 de abril de 2012

Luís Manuel



A Wikipedia é telegráfica ao descrever este artista: "Luís Manuel é um cantor português. Nascido no Algarve, esteve no estrangeiro tendo regressado recentemente.". O Portal Pimba descreve-o como o "Pai do  Electro-Musica Popular Alternativa". Pela lista de músicas vintage de Luís Manuel é possível dizer que ele foi a encarnação tuga do duo Modern Talking. Senão, vejamos:
Alguns dias atrás, no mural do Facebook da Caderneta de Cromos, um leitor adicionou a canção "Chamo-me Luís", a versão portuguesa do êxito dos Modern Talking "Brother Louie".

"Chamo-me Luís" (1986):

Não reconheci o cantor, mas o leitor da Enciclopédia Jorge C. Cruz indicou-me o link da Wikipedia onde descobri os sucessos cantados por Luís Manuel: Luis_Manuel_cantor

"Encontro na Praia" (1985) versão de "You´re my heart, you´re my soul" dos Modern Talking:


"Eu e tu, tu e eu" (1985) versão de "You can win if you want" dos Modern Talking:

"Discoteca" versão de "You're a woman, I'm a man" dos Bad Boys Blue:

"Querido Querido Amor" (1986) versão de "Cheri Cheri Lady" dos Modern Talking:

Destaco o pormenor dos coros que acompanham a voz principal.
No Youtube é possível ouvir bastantes dessas músicas: MSFunchal - "Luís Manuel".
Este blog "Musica Portuguesa Gratis - Luis.Manuel" tem mais alguns videos recentes do cantor, que inclui este medley:

Também vale a pena ler o texto do "Portal Pimba".
Segundo o que apurei da minha extenuante pesquisa pela Net, Nuno Markl já abordou o tema "Chamo-me Luís" num programa antigo, provavelmente no "  Laboratolarilolela".
Update: depois de uma extenuante pesquisa pelo meu computador encontrei no meio do pó a edição do "Laboratolarilolela" em que Nuno Markl analisa a obra deste cantor.
Poder ouvir no Tumblr do Enciclopédia de Cromos o mp3:  Enciclopédia de cromos - tumblr: laboratolarilolela-luis-manuel.

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...