sexta-feira, 25 de maio de 2012

Candy Candy


A origem da série "Candy Candy" não é o manga, como habitual, mas uma novela (em três volumes), escrita em 1975 por Kyoko Mizuki, nunca publicada fora do Japão. Em conjunto com Yumiko Igarashi, o manga começou por ser publicado na revista "Nakayoshi" entre 1975 e 1979. A série animada teve 115 episódios exibidos no Japão entre 1976 e 1979, e mais tarde em grande parte do Mundo, com bastante sucesso. Os autores estiveram envolvidos durante anos em processos judiciais, o que dificulta o lançamento de material em DVD, por exemplo. Além da série, existem três filmes [Candy Candy: The Call of Spring/The May Festival (1978), Candy Candy's Summer Vacation (1978) e Candy Candy the Movie (1992)].

Segundo a Wikipedia "Candy Candy foi emitida em Portugal de 20 de Outubro de 1983 a 6 de Novembro de 1984 na RTP 1. A série foi cancelada em Novembro de 1984 por alegada "excessiva violência psicológica", tendo sido emitida até ao apisódio 53.". Segundo o site "InfanTv", na Itália a série teve um final diferente, um happy ending, para recompensar Candy pelas agruras que passou durante toda a série. Vejam o video do final italiano aqui: "Candy Candy e Terence".
Com o sucesso da série, vieram toneladas de merchandising enfeitado com a figura da "Candy", a loura protagonista Candice White Ardlay, a alegre e inocente orfã com uma vida dramática e sofrida. A animação obviamente estava direccionado para o publico feminino jovem, mas recordo-me vagamente de ver os episódios, e este post até foi sugestão da minha mãe, que tal como muitos adultos também via.

O genérico que passou em Portugal (versão karaoke?):

O genérico em japonês, com legendas portuguesas:

Um excerto da série, dobrada em português, cortesia do Desenhos Animados:
A versão de 1992:




Até existe um filme animado feito por um fã:

"Candy Candy" já teve direito a um cromo:
Recomendo este site português dedicado à série:

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...