quinta-feira, 5 de julho de 2012

Agora ou Nunca (1996-1998)

por Paulo Neto

Em 1997, com apenas cinco anos de existência, a SIC já dominava o panorama televisivo português. Com uma irreverência raramente vista anteriormente, o canal de Pinto Balsemão conseguiu captar o imaginário de um país em mudança e prosperidade, tendo sido mesmo caso de estudo na Europa. Entre muitos factores do sucesso da SIC, estão os pequenos momentos dos seus programas que entraram para o imaginário nacional e que permanecem gravados no disco rígido dos portugueses. Um dos mais marcantes ocorreu em 1997, durante o programa "Agora ou Nunca", que foi exibido entre 1996 e 1998, em duas temporadas, nas noites de sexta-feira.

Jorge Gabriel começou na SIC recrutado para a programação desportiva e estreou-se no entretenimento com o concurso "Sim ou Não" em 1995. Mas foi com "Agora ou Nunca" (onde trajava uns fatos que o faziam parecer um misto de padre com paquete de hotel) que se afirmou definitivamente como apresentador nessa área. Produzido pela inevitável Endemol e adaptado de um formato original alemão, tratava-se de um concurso em que os concorrentes,  presentes na assistência, teriam de aceitar os desafios, sobretudo enfrentando as suas fobias e medos, para ganhar uma quantia em dinheiro devidamente regateada com o apresentador. Um dos desafios recorrentes consistia em um dos concorrentes passar a emissão do programa a caminhar numa passadeira rolante de uma certa maneira (por exemplo, caminhar de andas, pedalar de triciclo…) Por vezes, alguns desafios tinham lugar fora do estúdio ou até no estrangeiro, como no caso em que uma concorrente com fobia de montanhas russas foi desafiada a enfrentar o seu medo na maior montanha russa do mundo em Inglaterra. Claro está que a grande aliciante para o público era ver as reacções dos concorrentes, que iam do pânico ao desespero e ao mais puro terror, quando tinham de cumprir a prova. 


E, como toda a gente sabe, foi um episódio em 1997, ainda na primeira temporada, que imortalizou o programa. A cena envolveu uma iguana, a careca de um concorrente aterrorizado e uma palavra repetida infinitamente em agonia. Segundo Jorge Gabriel numa entrevista posterior, o concorrente, João Muge, tinha contactado o programa a dizer que a filha queria superar o medo de répteis para ter uma iguana de estimação. Mas entretanto, a produção descobriu que era ele próprio que tinha um medo terrível de répteis e acabou por ser ele o desafiado no programa. Após ter aceitado 225 contos pelo desafio, o país assistiu a um João Muge completamente em pânico, a gritar "Ponha! Ponha! Ponha!", enquanto Jorge Gabriel colocava-lhe uma iguana em cima da cabeça. Eis as imagens que documentam esse momento lendário:


O toque final foi dado por nada menos que Herman José quando, semanas depois na "Herman Enciclopédia", a mítica personagem Diácono Remédios reproduziu o "Ponha! Ponha! Ponha!", garantindo a imortalização do episódio no imaginário tuga. 
João Muge foi convidado de honra no último programa da temporada, onde se recordou o seu famoso momento. Desde então, nunca mais se ouviu falar dele. Espero que um dia a SIC faça um "Perdidos & Achados" com João Muge. Terá perdido o medo de répteis? Ainda terá gente a dizer-lhe "Ponha! Ponha! Ponha!"? Entretanto, aqui está uma aparição dele na SIC em 2014.



Quanto a Jorge Gabriel, como todos sabem, afirmou-se como um dos mais populares apresentadores da sua geração, tendo conduzido vários programas de sucesso na SIC e depois na RTP. E foi o padrinho de duas das minhas aparições televisivas, quando concorri nos concursos "O Cofre" e "Sabe Mais que um Miúdo de 10 Anos?", ambos apresentados por ele.

Para terminar, de referir que a música utilizada amplamente no programa "Agora ou Nunca" era "Move on baby", um tema de 1994 do colectivo italo-dance Capella. 








Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

  1. Excelente! Paulo, há gravações das tuas participações no "O Cofre" e "Sabe Mais que um Miúdo de 10 Anos?" Não tarda muito, também merecem um cromo :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...