sexta-feira, 13 de julho de 2012

Denver, O Último Dinossauro (1988)


A série animada "Denver, O Último Dinossauro" ["Denver, The Last Dinosaur"] passou cá em Portugal - pela primeira vez, no Canal 1 - entre a "dinomania" do "Em Busca do Vale Encantado" (1988) e a causada pelo "Parque Jurássico" (1993), curiosamente, ambos produzidos por Steven Spielberg. Esta série foi uma co-produção francesa e norte-americana, com 50 episódios distribuídos por 2 temporadas.
Eu - como muito jovem da altura - adora qualquer coisa relacionada com dinossauros. O que não há para adorar em lagartos gigantes? Ainda para mais a série começava com um genérico dinâmico a adentrar no psicadélico (alguém teve ataques epilépticos enquanto assistia?) com um tema musical contagioso, uma letra simples que muitos adultos ainda recordam hoje decerto! 
O plot inicial começa com "obrigatório" grupo de adolescentes multi-cultural, que acolhe no seu seio um estranho, para mostrar à sociedade que não se deve discriminar as pessoas (ou ETs/dinossauros/criaturas) por serem diferentes. Subtilezas à parte, além das aventuras dos personagens, os temas dos episódios abordavam questões ecológicas, conservação da natureza, e claro, a amizade.
As personagens principais são os jovens praticantes de skate Wally (Hugo), Jeremy (Jeremias), Shades (Chico), Mario (Mário). Mais tarde junta-se ao grupo a irmã mais velha de Wally, Heather (Eva) e Casey (Kika).
E a aventura deste grupo de amigos californianos começa quando encontram por acidente um estranho objecto oval, do qual sai um dinossauro, depois de uma hibernação de 65 milhões de anos! Que além de civilizado, fala inglês (e pelo genérico anda de skate, dança e toca guitarra). O simpático herbívoro (a história seria diferente se fosse um Velociraptor...) é baptizado de "Denver" e adoptado pelo grupo, que obviamente o esconde do "mundo dos adultos". Mas existem antagonistas como Morton FizzbackProfessor Funt que querem raptar e explorar Denver pela fama ou dinheiro, e Nick o líder dos bullies da escola, mas o grupo consegue proteger Denver e até viajar no tempo para eras pré-históricas, através da casca do ovo de Denver.

Genérico de abertura:

Os personagens principais:
[Fonte imagem: Behind The Voice Actors]
 Os vilões e personagens secundários:
[Fonte imagem: Behind The Voice Actors]


Estranhamente, os paleontólogos ainda não encontraram nenhum esqueleto de Corythosaurus - a espécie a que pertence  Denver - com óculos de sol:

Uma série que me lembro de, na altura, achar divertidissima, hoje não me atrevo a rever, não quero estragar as boas memórias! Quem se atrever pode ver no Youtube montes de episódios, sem a dobragem portuguesa é claro: http://goo.gl/v6mvl


Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...