sexta-feira, 20 de julho de 2012

José Hermano Saraiva


Figura incontornável da televisão, comunicador com um estilo inconfundível, além dos programas que protagonizou, foi historiador e Ministro da Educação e embaixador no tempo da outra senhora. Faleceu aos 92 anos, a 20 de Julho de 2012, na sua casa em Palmela. Nasceu a 3 de Outubro de 1919, em Leiria. Durante décadas esteve presente nos ecrãs portugueses, visitando locais históricos e partilhando essa mesma história com gerações de espectadores, num estilo amado por uns e odiado por outros.

Foto: Público

"Começou a sua carreira como professor, acrescentando depois ao seu currículo a advocacia. Entrada depois na política durante o Estado Novo, tendo em 1957 sido deputado à Assembleia Nacional e procurador às cortes. Ainda antes do 25 de Abril assumiu os cargos de procurador à Câmara Corporativa e ministro da Educação, entre 1968 e 1970, cargo no qual foi substituído por Veiga Simão após a crise académica de 1969. Em 1972 passaria a a ser o embaixador de Portugal em Brasília.

Depois do cargo diplomático, José Hermano Saraiva iniciou uma colaboração com a RTP em 1971 que se manteve até hoje. Primeiro com “Horizontes da Memória”, depois com “Gente de Paz”, “O Tempo e a Alma”, “Histórias que o Tempo Apagou” e “A Alma e a Gente”.

Um dos seus livros mais conhecidos é a “História concisa de Portugal”, já na 25.ª edição, com um total de cerca de 180 mil exemplares vendidos. Editado pela primeira vez em 1978, este título foi já traduzido em espanhol, italiano, alemão, búlgaro e chinês." in Público


O humorista Herman José, numa das suas caricaturas mais famosas, imitou o apresentador, aqui num video recente:



Entretanto, o professor ganhou cromo na Caderneta de Nuno Markl:

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...