segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Rubigan 12 (198?)

por Paulo Neto



Definição de oídio na Wikipedia: Oídio é o nome genérico dado a um elevado número de fungos unicelulares pertencentes à família dos erisifáceos. Por extensão, dá-se o nome de oídio às doenças das plantas provocadas por aqueles fungos. Uma das doenças mais comuns e de maior importância económica causadas por este grupo de fungos é o oídio tuckeri da videira, provocado pelo anamorfo da espécie Uncinula necator.

Hoje em dia é corrente de dizer que a agricultura actual em Portugal, pelos mais diversos motivos, está nas ruas da amargura. Mas nos anos 80, pelo menos a julgar pelo que víamos na televisão, a agricultura nacional parecia viver momentos mais prósperos, com várias imagens a ficarem gravadas na nossa memória colectiva, mesmo daqueles que raramente tinham contacto com o país rural. 
Na RTP, tínhamos em pleno horário nobre o "Boletim Agrário" e o Engenheiro Sousa, o rosto do mítico "TV Rural", foi um ícone de gerações, quanto mais não seja como "aquele senhor a falar sobre agricultura que temos de aturar enquanto não chegam os desenhos animados de fim-de-semana".



Além disso, nos blocos publicitários era comum haver anúncios a produtos agrários, nomeadamente aqueles que combatiam o míldio e o oídio. O mais conhecido desses produtos era o fungicida Rubigan 12 usado para prevenir o aparecimento de oídio nas vinhas, por causa deste anúncio.


É mais um daqueles anúncios dos anos 80 que nos ficaram da memória, apesar de ser um produto que muitos de nós nunca usaria na vida. Nele vemos um grupo de homens pisando alegremente uvas de braços nos ombros uns nos outros, num salutar momento de man-bonding, e um deles aplicando o dito Rubigan 12 que vai impedir que o oídio não entre na equação da vindima. Tudo isto ao som deste jingle algo  martelado mas orelhudo:

O oídio não entrou, 
prevenimos com Rubigan 
DOZE!!! 
Muitos cuidados poupámos
e a vinha ficou sã,
prevenida com Rubigan
DOZE!!
O oídio não entrou.

A cereja no topo do bolo era um boneco animado a pisar as duas últimas palavras do slogan: "Prevenir é dinheiro em cacho".

Não foi propriamente o meu caso, mas imagino que alguns de nós como petizes, graças a este anúncio, terão desejado participar na cultura da vinha. 

Mas a maior prova do legado deste fungicida na memória colectiva é o facto de existir uma banda punk-rock ribatejana chamada Rubigan 12 (por vezes abreviada para R12)! Eis um exemplo do seu repertório:



Cromo sobre o míldio e o oídio na "Caderneta de Cromos" do Nuno Markl: Cromo n.º 301 (12.7.2010)
    

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

  1. Adorei o facto de haver uma banda chamada Rubigan 12 :D

    Ainda há dias comentei no Facebook, que o facto de não haver anúncios a produtos do género na TV é bem revelador do estado lastimável da agricultura nacional....

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...