segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Ghost - Espírito do Amor (1990)

por Paulo Neto

No cinema, é assaz difícil dar uma no cravo e outra na ferradura. Quando um filme quer ser muita coisa ao mesmo tempo, frequentemente acaba por não ser nada. Porém, há também casos de sucessos e um deles foi "Ghost - Espírito do Amor" de 1990. Com uma história que tinha tudo para ser assustadora e sombria, acabou por se tornar um conceito inovador: um thriller sobrenatural com doses proeminentes de comédia e romance.


Sam Wheat (Patrick Swayze) e Molly Jensen (Demi Moore) são um casal belo e apaixonado. Ela é ceramista, ele é bancário. Uma noite, os dois são atacados por um meliante, Willy Lopez (Rick Aviles) que acaba por matar Sam durante o confronto. 
Agora sobre a forma de um fantasma, Sam acaba por descobrir que a sua morte não resultou de aleatório assalto de rua mas sim de uma conspiração. O seu melhor amigo Carl Bruner (Tony Goldwyn) era afinal um amigo da onça: foi ele que contratou Lopez para assassinar Sam, porque Carl estava por detrás de um esquema de branqueamento de dinheiro que Sam estava a investigar.
Com Molly em perigo, Sam descobre que a (aparentemente falsa) médium Oda Mae Brown (Whoopi Goldberg) consegue ouvi-lo. Esta acaba por se tornar sua relutante aliada para proteger Molly e interceptar o esquema de Carl. Após uma frenética perseguição, Carl e Willy sofrem o castigo divino: ao morrerem, os seus fantasmas são levados para o Inferno por demónios tenebrosos e Sam, resolvidos os seus problemas, parte para o Céu, simbolizado por uma luz branca, não sem antes se despedir de Molly. 


Apesar de o suspense e temática sobrenatural serem o fio condutor da trama, não há dúvida que o sucesso de "Ghost" deve-se essencialmente aos alívios cómicos e às cenas mais românticas. Quanto à comédia, Whoopi Goldberg é exímia ao providenciar humor e humanidade à sua personagem, que facilmente poderia cair na caricatura, num desempenho que lhe valeu o Óscar de Melhor Actriz Secundária (Óscar também para o argumento original de Bruce Joel Rubin). E com a realização a cargo de Jerry Zucker que, com o seu irmão David e com Jim Abrams, esteve ao leme de várias sagas de comédia como "Aeroplano", "Aonde é que Pára a Polícia?" e "Ases Pelos Ares", era certo que o humor não faltaria.


Quanto ao romance, a química entre Swayze e Moore fez com que a mais mítica cena do filme seja  aquela que envolve preliminares numa roda de oleiro a moldar um vaso em barro ao som de "Unchained Melody". Aliás, a versão usada no filme, gravada pelos Righteous Brothers em 1964, triunfou nos tops desse ano e fez com que se tornasse a versão definitiva desta famosa balada, que já conheceu milhentas versões. Desde então essa cena tem sido várias vezes imitada e parodiada. E em 2010, houve uma remake japonesa, intitulada "Ghost: In Your Arms Again"!



Outras curiosidades:
- Molly Ringwald e Nicole Kidman fizeram audições para o papel de Molly.
- O realizador Jerry Zucker não queria Patrick Swayze, a escolha do argumentista, para protagonista. Nomes como  Kevin Costner, Kevin Bacon, Nicolas Cage, Alec Baldwin, Mickey Rourke e Bruce Willis (então casado com Demi Moore) foram considerados mas todos recusaram. Uma audição de Swayze acabou por convencer o realizador.
- O som tenebroso dos demónios que levam os vilões é o som de bebés em velocidade lenta. 
- A primeira cena a ser filmada foi a da esquadra de polícia.
- Patrick Swayze referiu que durante anos, mulheres diziam-lhe "Ditto" ("idem") na rua, que é o que a sua personagem responde quando Molly dizia "Amo-te".
- Nas cenas no metropolitano, as viaturas circulam no sentido oposto ao que correriam se estivessem a funcionar.
- Num cinema no México, as mulheres que fossem ver o filme recebiam um envelope com a inscrição "Solo para mujeres" com lenços de papel.

Trailer:




Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

2 comentários:

  1. lenços de papel? LOL

    Tem piada, nunca vi o filme de uma ponta à outra, mas em tantos reclames e bocados de exibições na Tv ao longo dos anos, devo ter acabado por já ter visto tudo :D

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...