quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Querido John (1989-1992)

por Paulo Neto

"Querido John" foi uma sitcom que passou na RTP no início dos anos 90. Eu costumava acompanhar a série porque dava às sextas-feiras à noite depois da mítico espaço de cinema "Sessão da Noite". "Dear John" no original, a série era uma adaptação americana de uma série britânica do mesmo nome.

Conforme é descrito no genérico, John Lacey (Judd Hirsch) é um pacato professor de liceu de Nova Iorque que um dia chega a casa e encontra uma carta escrita pela sua mulher Wendy (Carlene Watkins) a anunciar que o deixou pelo melhor amigo.


John fica tão destroçado com o abrupto desmoronar daquele que ele julgava ser um casamento feliz, mais ainda quando a ex-mulher fica com tudo no processo de divórcio, incluindo a aprazível casa nos subúrbios e a custódia do filho de ambos. Agora a viver num apartamento em Queens, John tenta refazer a vida. Ainda afectado pelo divórcio, vê num jornal um anúncio do One-2-One Club, um grupo de terapia para recém-divorciados que se reúne semanalmente e decide dar uma tentativa, em busca de apoio. Porém o que encontra não é bem aquilo que ele pensava, já que o grupo é composto por personagens bem insólitas.



A minha favorita era Louise Mercer (Jane Carr), a líder do grupo, uma espevitada britânica, também ela divorciada. Devido à sua não muito secreta obsessão por sexo, tornou-se célebre o seu bordão "Is there any...sexual problem?", uma pergunta que ela fazia amiúde e às vezes de forma inusitada.

Igualmente cómico e insólito era Kirk Morris (Jere Burns), um sujeito egocêntrico e conquistador barato, sempre alguma tramóia em mente. Com o avançar da série, descobre-se que ele começou a cultivar essa personalidade quando a sua ex-mulher trocou-o por outra mulher.

A elegante e simpática Kate McCarron (Isabella Hoffman) é a única pessoa do clube com quem John simpatiza logo, pois é a única que parece normal e também passou por um processo divórcio semelhante ao dele. A princípio, Kate parecia ser um novo interesse amoroso para John, mas a relação de ambos acaba por ser apenas de amizade.

Do clube fazem ainda parte Margie Philbert (Billie Bird), uma divertida e atrevida idosa e Ralph Drang (Harry Groener), um sensível e neurótico caixeiro de metro, abandonado logo a seguir ao casamento por uma emigrante do Leste da Europa. (Num episódio, os dois voltam-se a casar e ela volta a deixá-lo!).
A partir da segunda temporada, o clube ganha mais dois membros: Mary Beth Sutton (Susan Walters) uma beleza sulista algo desmiolada e Tom (Tom Willett), um pretendente de Mrs. Philbert.

Apesar de tudo, John dá consigo a integrar-se perfeitamente no clube e instala-se um espírito de entreajuda entre os membros do clube para ultrapassar os efeitos dos seus divórcios e outros problemas que surgem no caminho, frequentemente com resultados hilariantes. Com um bom filme e a seguir esta série, tínhamos um bom início de fim-de-semana no início dos anos 90.

"Querido John" teve quatro temporadas entre 1989 e 1992 e foi da autoria de John Sullivan e Bob Ellison. O tema do genérico era interpretado por Wendy Talbot.

Genérico:






Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...