terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Na Cama Com... (1993-94)

por Paulo Neto

Em 1993 e 1994, as noites de sexta-feira na SIC ofereciam-nos dose dupla de beldades. Primeiro tínhamos Catarina Furtado, elevada a namoradinha de Portugal, a conduzir a primeira edição do "Chuva de Estrelas", depois tínhamos Alexandra Lencastre no então polémico talk show "Na Cama Com..."



Então ainda essencialmente reconhecida pelo grande público como a Guiomar da "Rua Sésamo", apesar de um já vasto currículo no cinema e no teatro e de ter-se estreado em telenovelas em "A Banqueira do Povo", Alexandra Lencastre pretendia conquistar um público mais adulto com este programa de entrevistas, que se desenrolava num cenário de um quarto, com a apresentadora e os convidados sentados ora em cima de uma cama ou numa cadeira que por lá estivesse. O ambiente de intimidade do cenário pretendia que as entrevistas se desenrolassem num tom informal, descontraído e introspectivo, longe da formalidade e da solenidade com que se entrevistavam os convidados. O genérico que mostrava um buraco de fechadura por onde se espreitava o cenário com Alexandra a ler um livro sentada na cama enquanto se ouvia o imortal "Whiter Shade of Pale" dos Procol Harum reforçava essa atmosfera íntima. O título era também uma alusão ao filme-documentário "Na Cama com Madonna" (1992). 

Sei que pelo programa passaram personalidades de vários quadrantes: música, televisão, desporto, política, etc. Por exemplo, o astrólogo Paulo Cardoso, Marco Paulo, Diogo Infante, Sérgio Godinho, Rita Blanco (que levou à letra o título do programa aparecendo de pijama e a foi a única a enfiar-se mesmo na cama com Alexandra Lencastre) e a actriz brasileira Glória Pires, que na altura brilhava na telenovela "Mulheres de Areia".


Porém o programa mais famoso foi aquele em que a entrevistada foi Lilian Ramos. Quem? Tratava-se de uma bailarina/modelo brasileira que surgiu nas bocas do mundo no Carnaval do Rio de Janeiro de 1994 ao ser fotografada junto do então presidente do Brasil Itamar Franco (que ocupara o cargo após a demissão de Fernando Collor de Mello por causa de um escândalo de corrupção). Acontece que nas fotos, Lilian Ramos surgia apenas vestida com uma T-shirt e sem nada por debaixo. Como havia fotógrafos mesmo por debaixo do camarote presidencial, as fotos forneciam uma vista privilegiada das partes íntimas de Lilian. O escândalo foi inevitável e quase se equacionou a demissão de Itamar Franco mas depressa o barulho desvaneceu. Esta ida a Portugal foi um dos poucos gestos de Lilian Ramos para capitalizar a sua inesperada fama. Ofendida com aqueles que a chamavam de interesseira e prostituta, Lilian Ramos acabaria ainda em 1994 por se radicar em Itália, onde vive até hoje. O seu site oficial é este

No Youtube, está disponível todo o programa com Lilian Ramos na íntegra em duas partes.



Sob uma perspectiva actual, o conceito do programa é bastante inofensivo e se fosse recuperado hoje não seria nada que levantasse ondas. Mas na altura, tal era suficientemente ousado para que houvesse muita gente a criticar o programa desde a mera ideia de haver uma cama envolvida no conceito a uma alegada falta de respeito e de postura a que a apresentadora e os convidados se sujeitavam. Também houve casos de figuras públicas que terão recusado ir ao programa. Estávamos em plenos anos 90 mas algumas correntes mais conservadoras ainda tinham a sua força... Pois eu, então com 13/14 anos, apreciava o aspecto inovador do programa e achava que pelo menos era uma melhor ideia do que por exemplo, um "Em Cima da Árvore Com..." 

Excertos do Programa na rubrica Grandes Momentos SIC: (Link Sapo Vídeos)



Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...