terça-feira, 5 de março de 2013

Glenn Medeiros "Nothing's gonna change my love for you" (1987)

por Paulo Neto

Os anos 80 providenciaram uma dose cavalar de baladas, mas poucas atingiram o nível de glucose xaroposa  como a rendição de "Nothing's Gonna Change My Love For You" do havaiano Glenn Medeiros. E sim, tal como o apelido indica, tem ascendência portuguesa. Aliás, é seguro afirmar que Medeiros tinha uma cara de fisionomia bem portuguesa, bem podia ser aquele rapaz que conhecíamos lá da escola que tinha sempre miúdas atrás dele.



A canção fora originalmente gravada em 1984 por George Benson, mas foi a versão de Medeiros que ficaria para a história e que se tornaria um must dos programas de discos pedidos e dos espaços baladeiros de estações de rádio em todo o mundo.

Glenn Medeiros nasceu a 24 de Junho de 1970 em Kaua'i no Hawaii  Começou nas lides da música aos 10 anos a cantar para os turistas que embarcavam no autocarro excursionista do seu pai. Aos 16 anos, ganhou um concurso de talentos de uma rádio local e teve a oportunidade de gravar um disco numa editora independente. Uma das faixas que gravou foi precisamente a sua versão de "Nothing's Change My Love For You". Reza a lenda que o tema chamou a atenção de um conhecido radialista de Phoenix que passava férias no Hawaii e, que de volta a sua cidade, levou o disco consigo. Pouco depois, a canção tornou-se um hit nacional e em 1988, o sucesso tornou-se internacional, tendo chegado ao n.º 1 dos tops britânico, holandês e francês. Em terras francesas, o êxito do disco levou a que Medeiros gravasse um dueto com Elsa Lunghini, uma jovem estrela francesa que fazia furor na altura, intitulado "Un roman d'amitié", que lhe valeu mais um n.º 1 em França. E graças à sua combinação de voz calorosa e de charme juvenil latino-tuga, teve muito poster pendurado nos quartos de várias adolescentes em todo o mundo.

   

Mas voltando à canção que o tornou famoso, estão lá todos os ingredientes da balada xaroposa. Voz juvenil e maviosa? Check! Letra com discurso "não sei viver sem ti"? Check! Solo de saxofone e de guitarra? Check! Videoclip com cenas queriduchas à beira-mar? Check! (Menção especial ao casaco que parecia um misto de kispo com roupão de banho!)



Medeiros também gravou a canção em espanhol, "Nada Cambiará Mi Amor Por Ti", e num caso de passagem de testemunho, a versão do cantor argentino Sergio Denis foi um hit na América Latina.

Além de Elsa Lunghini, Glenn Medeiros gravou duetos com Ray Parker Jr., com o grupo The Jets (para o filme "Momento da Verdade 3"), com Thomas Anders dos Modern Talking e com Bobby Brown. Foi precisamente com este dueto com o futuro ex-marido de Whitney Houston que Glenn conseguiu ver um single n.º 1 no top americano em 1990.




Actualmente, embora ainda edite ocasionalmente alguns discos, Glenn Medeiros divide o seu tempo entre actuações num hotel em Waikiki, a vida académica (é vice-reitor de uma escola primária e prepara um doutoramento) e a vida familiar (é pai de dois filhos com nomes bem musicais, Chord e Lyric). 

Glenn Medeiros em 2007


   

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

  1. Esta música - que não ouvia há anos e nem fazia ideia quem cantava - é ideal para fazer mais um daqueles vídeos de séries dos anos 80 que tenho no Youtube :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...