terça-feira, 12 de março de 2013

Pet Shop Boys (1.º parte - anos 80)

por Paulo Neto




Certo dia em 1981, numa loja de discos e instrumentos, Neil Tennant e Chris Lowe encontraram-se por acaso. Desse encontro nasceria uma dos mais influentes parcerias da música pop dos últimos trinta anos, que continua até hoje (o mais recente álbum é de 2012), embora sem o êxito que conheceu nos anos 80 e 90, mas que continua fazer boa música. Eis o tributo a um dos meus grupos preferidos, os Pet Shop Boys.
Dada a extensão e produtividade da sua carreira, o tributo terá duas partes sendo que a primeira será dedicado aos seus êxitos dos anos 80.

 

"West End Girls" foi o primeiro hit do duo. Originalmente gravado em 1984 e produzido pelo reputado Bobby Orlando, obteve algum sucesso moderado. Mas foi com uma regravação de 1985 que se tornou um hit internacional, tendo sido n.º 1 no Reino Unido, Estados Unidos, Noruega e Nova Zelândia. Inspirado no poema "The Wasteland" de T.S. Elliott, é tido como a canção-assinatura do grupo, havendo mesmo na Suécia uma banda de tributo aos Pet Shop Boys denominada precisamente "West End Girls". O duo cantou esta canção na cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 (tendo sido também uma das canções utilizadas durante os desfiles dos atletas na cerimónia de abertura).

 

"Opportunities" é uma das canções dos PSB mais recordadas na América, muito por culpa do refrão "I've got the brains, you've got the looks, let's make lots of money" que soava a um reflexo do boom económico e da classe yuppie. Um dos primeiros exemplos da ironia bastante presente nas letras das canções do duo.

 

"Suburbia" continua a ser a melhor canção de sempre com uma introdução com cães a ladrar. O single final do álbum de estreia do grupo, "Please", foi inspirado pelo filme "Suburbia" de 1984 e alguns casos reais de violência suburbana. 

 

"It's a sin" foi o primeiro single do álbum "Actually" e é um dos temas mais populares do grupo. Apesar de adorar a canção, lembro-me do vídeo meter-me bastante medo e repulsa, nomeadamente as personagens que representavam os sete pecados mortais. Ainda hoje repugnam-me as javardices da actriz que fez do pecado da Gula. (E sim, a actriz que representa o pecado da Soberba é mesmo a Geena Davis).

 

"What have I done to deserve this" foi uma colaboração com a antiga estrela dos anos 60, Dusty Springfield, um ídolo de infância de Neil Tennant. Este dueto causou um renovado interesse do público na carreira de Springfield, cujo o álbum de regresso de 1990, "Reputation" teve duas canções escritas pelos PSB.

 

Reza a lenda que "Heart" foi escrito para ser gravado por Madonna. Mas segundo Neil Tennant, não tiveram coragem para enviar o tema à rainha da pop tal era o medo de uma possível rejeição e decidiram gravar a canção eles mesmos. O vídeo foi filmado na Eslovénia e conta com a participação de Ian McKellen no papel de um vampiro.


"Always on my mind" tem imensas versões (originalmente gravada em 1972 por Brenda Lee) mas duas versões perduram na memória colectiva, a de Elvis Presley e a dos Pet Shop Boys. A versão do PSB foi originalmente interpretada durante um tributo ao 10.º aniversário da morte de Presley e posteriormente gravada para o álbum "Introspective". É uma das canções utilizadas na longa-metragem musical do duo, "IT Couldn't Happen Here".


 

Por fim, temos "Domino Dancing" que com as suas sonoridades pop latinas, foi uma das músicas que refrescaram o Verão de 1988. O videoclip filmado em Porto Rico é um dos mais famosos do grupo, contando a história de dois rapazes seduzidos por uma bela ninfeta. Devido à cena final de luta na praia entre os dois protagonistas, a revista Rolling Stone como um dos vídeos mais homoeróticos de sempre.

O tema teve um novo fogacho de popularidade em Portugal no início dos anos 90, devido à sua utilização na telenovela brasileira "O Salvador da Pátria".
Para além do seu repertório, o duo desde sempre também compôs e produziu para outros artistas. Foi o caso de "I'm Not Scared", um hit europeu em 1988 para a banda Eighth Wonder, liderada pela actriz Patsy Kensit, que vimos em filmes como "Absolutamente Principiantes" e "Arma Mortifera 2".

Os Pet Shop Boys também produziram o álbum "Results" de Liza Minnelli (1989), destacando-se este "Losing My Mind", escrito por Stephen Sondheim. 


A segunda parte deste artigo, a ser publicada brevemente, falará dos êxitos dos Pet Shop Boys nos anos 90. Nota: Já podem encontrá-lo disponível em: Pet Shop Boys (2.º parte - anos 90)

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

2 comentários:

  1. E muito bom ver gente falando da dupla do meu coracao. Amo a voz de Neil: soa-me como algo de outra dimensao, etereo. Os arranjos e letras que soam melancolicas com capa dancante sao outro ingrediente infalivel da dupla. A primeira vez que ouvi West. End Girls tinha uns 15 anos. Nao sabia nada sobre a dupla. Me encantava aquela melodia surreal e a voz unica, angelical de Neil. Nem sabia que eles eram gays. e tambem nem me aceitava direito como tal ainda. Acho que a voz de Neil deveria ser tombada como patrimonio imaterial do Reino Unido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, obrigado pelo comentário! Até ler este texto do meu colega Paulo Neto, também nada sabia sobre a dupla, apenas conhecia alguns dos êxitos. E se gosto do artigo, recomendo ler a parte 2 : http://enciclopediadecromos.blogspot.com/2013/03/pet-shop-boys-2-parte-anos-90.html

      Cumprimentos!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...