sexta-feira, 19 de abril de 2013

A Tragédia de Waco (1993)



Na Enciclopédia costumamos abordar assuntos divertidos, que nos trazem boas recordações da juventude. Mas há certos acontecimentos que marcaram pela negativa uma época e que também temos a obrigação de recordar. Ao longo da nossa vida, somos confrontados, principalmente através da comunicação social, com catástrofes, naturais ou humanas, acidentais ou intencionais, na nosso canto próximo ou recôndito do planeta. E este foi um dos tais acontecimentos, que apesar de decorrer no outro lado do Atlântico, deixou o Mundo em estado de choque: falo do final violento a 19 Abril 1993 do cerco em Waco que começou em Fevereiro. Ao fim de 50 dias, o cerco terminou por causa de um incêndio, que quando foi extinto revelou 56 vitimas mortais - entre homens, mulheres e crianças - incluindo o líder da seita, o infame Vernon Wayne Howell, que ficou conhecido para a história pelo nome David Koresh

Foi uma tentativa de o US Bureau of Alcohol, Tobacco and Firearmsde tentar executar um mandato de busca, pela suspeita de posse de armas ilegais (além de denúncias anteriores de abusos sexuais com menores) na casa da seita em Mount Carmel Center. No tiroteio que se segui, morreram 4 agentes e 6 seguidores do grupo religioso Branch Davidians. Em seguida, o FBI iniciou o cerco à propriedade, e a 19 de Abril, durante o assalto das autoridades, que começou com libertação de gás lacrimogéneo, iniciou-se o incêndio  em três partes diferentes da propriedade.




Apenas 9 seguidores abandonaram o edifico onde resistiam num bunker com bastante armamento e máscaras de gás. Os restantes foram vitimas do desmoronamento, sufocados, esfaqueados  ou abatidos a tiro. Tudo enquanto as televisões emitiam imagens em directo para todo o Mundo. Segui-se os julgamentos, processos e controvérsias. Controvérsias essas, que duram até hoje.
Timothy McVeigh, executado em 2001 pelo atentado terrorista de Oklahoma [19 de Abril de 1995] que vitimou 168 pessoas, declarou que o fez como vingança pelo cerco a Waco.

Na Wikipédia há uma página que detalha bem os acontecimentos do dia (em inglês): "Waco_siege"
Caro leitor, pode sempre falar connosco nos comentários do artigo, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite-nos também no "Tumblr - Enciclopédia de Cromos".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...