segunda-feira, 8 de abril de 2013

Os Roberts - Danger Bay (1984-1990)

por Paulo Neto

Adoro quando algo faz-me abrir uma janela na minha mente e relembro-me de uma memória há muito esquecida. Foi o que aconteceu quando Ruby Kruss, uma seguidora da "Enciclopédia de Cromos", colocou um post na nossa página oficial do Facebook, perguntando se alguém se recordava de uma série "supé ecológica" sobre um pai viúvo com dois filhos que trabalhava num aquário, arriscando o nome "Robinsons" para o título e/ou nome da família. De facto, a descrição da Ruby fazia ressoar algo na mente de vários amigos da Enciclopédia, incluindo eu próprio, mas ninguém conseguia avançar mais pormenores. Eventualmente lembrei-me que a personagem da filha chamava-se Nicole e que a actriz tinha um nome hippie tipo Oceana. Munindo-me apenas desses dados pesquisei na parte de TV do site imdb.com e não é que descobri?



Tratava-se de "Danger Bay", uma série canadiana co-produzida pela Disney, que teve seis temporadas exibidas na América do Norte entre 1984 e 1990. Em Portugal, a série foi exibida sob o título "Os Roberts" e chegou a dar no "Clube Amigos Disney" mas também acho que chegou a dar no espaço infanto-juvenil da RTP das manhãs de fim de semana. Também foi exibida em países tão diferentes como Islândia, Cuba, Bulgária, Gibraltar e Iraque. 



A série narrava as aventuras da dita família Roberts, composta pelo pai Grant "Doc" Roberts (Donelly Rhodes) um biólogo marinho que trabalha num oceanário em Vancouver e os seus dois filhos Jonah (Christopher Crabb) e Nicole (Ocean Hellmann). A Ruby Kruss recordava-se sobretudo de que Jonah era um futuro às do ténis e que num episódio, o rapaz descurava das suas obrigações como ajudante no oceanário devido à sua obsessão com um jogo de ténis. Já eu lembrava-me da filha Nicole que apesar que apesar de adolescente, era uma espécie de ajudante da polícia marinha e que chegava a pilotar helicópteros.

Como é inevitável numa série protagonizada por um pai viúvo, havia uma personagem feminina que se tornava uma figura maternal para os filhos e um futuro interesse amoroso para o pai. Aqui era J.L. Duval (Susan Walden) uma intrépida piloto da Polícia Marítima e mentora de Nicole, que acabaria por casar com Doc na quinta temporada. Outra personagem recorrente era Donna Chen (Michelle B. Chan), a assistente de Doc.

Em cada episódio, a família Roberts e os seus aliados tinham de enfrentar vários perigos, como contrabando de peles e tráfico de animais, sendo uma das primeiras séries a ter causas ecológicas como tema fulcral. Mas claro que pelo meio, havia situações onde Jonah e Nicole aprendiam lições de vida e lidavam com os problemas típicos da adolescência e os avanços e recuos da química entre Doc e J.L.



Os actores da série continuam activos na representação. Donelly Rhodes é um dos actores mais respeitados no Canadá e continua a marcar presença em várias séries e telefilmes estadunidenses e canadianos e em filmes como "Tron: O Legado". Todo o elenco principal teve nomeações para os prémios Gemini (os Emmy canadianos), tendo Christopher Crabb ganho o prémio de Melhor Jovem Actor em 1989.

Genérico:



 Excerto do episódio "The Contender" (o tal de que a Ruby se lembrava): http://www.youtube.com/watch?v=NVYW61Rp1sQ

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

3 comentários:

  1. Eishhh que espectáculo!! Tantos pormenores que já me tinha esquecido!!
    Obrigada por este cromo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E os inputs e sugestões dos nossos seguidores são priceless! :) Obrigado também pela lembrança!

      Eliminar
  2. Sempre ás ordens!
    O Paulo Neto fez mais um belo texto :)
    Eu sinceramente mal me recordo da série, mas fiquei curioso para saber mais :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...