sábado, 6 de abril de 2013

U Can't Touch This - MC Hammer


Este êxito mundial do inicio da década de 90, além de ter celebrizado o autor, introduziu as expressões "U Can't Touch This" e "Hammer time" na cultura pop, além de inúmeras paródias e versões. Eu não serei o tipo mais indicado para falar de hip-hop, rap, ou whatever, mas decidi fazer o post depois de usar o título da canção para fazer uma piadola no Facebook [aqui]. É este o legado do artista MC Martelo, Hammer para os amigos? Segundo a amiga Wikipédia, esta canção está simultaneamente na lista de "100 Maiores Canções de Hip Hop" e "100 Piores Canções de Todos os Tempos". Decidam-se!

O tema foi o single mais bem sucedido do álbum "Please Hammer, Don't Hurt 'Em", o terceiro do rapper californiano Stanley Kirk Burrell, mais conhecido por M.C. Hammer, Hammer, Hammertime ou King Hammer.




"U Can't Touch This" usa um sample do tema "Super Freak" (1981 - ouvir aqui) de Rick James. Obviamente, Rick James processou Hammer. Um acordo extra-judicial foi estabelecido e Rick James foi creditado como co-compositor e passou a ter direito a parte das vendas. Provavelmente já ouviram o mesmo riff no mais recente "Wassup" de Da Muttz (video). "U Can't Touch This" é - goste-se ou não -daqueles temas orelhudos, que marca uma época, quer pela música ou pelas coreografias ( e belas vestimentas) no videoclip de promoção, da autoria do realizador inglês Rupert Wainwright. A canção garantiu a Hammer dois Grammys em 1991: Best R&B Song e Best Rap Solo Performance.

Uma das derivações mais espalhadas na Internet é o meme "Halt! Hammerzeit!":

E claro que não podia escapar à paródia de "Weird Al" Yankovich"I Can't Watch This" (video).

Na "Caderneta de Cromos" de Nuno Markl de 14 de Maio de 2010: "MC Hammer [Ouvir/Download Podcast Mp3]"

Caro leitor, pode sempre falar connosco nos comentários do artigo, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite-nos também no "Tumblr - Enciclopédia de Cromos".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...