sábado, 28 de setembro de 2013

Caixa Alta (1989/1990)

por Paulo Neto

A RTP Memória proporcionou-me a oportunidade de rever uma série, da qual pouco me lembrava mas que por alguma razão nunca me tinha esquecido. Essa série é "Caixa Alta", exibida na RTP entre 18 de Novembro 1989 e 7 de Janeiro de 1990.



A série foi o primeiro papel como actriz de Helena Laureano, que em 1988 foi 1.ª Dama de Honor, Miss Fotogenia e Miss Simpatia no concurso Miss Portugal, tendo sido a nossa representante no concurso Miss Mundo desse ano onde ganhou o prémio de Miss Personalidade. 




Helena Laureano encarnava Francisca, uma bonita e astuta jornalista do jornal "A Cidade" que um dia tem a oportunidade de entrevistar Franz Shteller (Brian Bowyer), um industrial alemão que é um dos homens mais ricos do mundo e que se acaba de mudar para Sintra. Porém, a entrevista é apenas um pretexto para que Francisca investigue o paradeiro dos irmãos de Shteller, que acredita que fugiram da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial e passaram por Portugal. Francisca começa a investigar com a ajuda do fotógrafo Xavier (Jorge Gonçalves) mas depressa se apercebem que não só há quem esteja disposto a tudo para os impedir de descobrir o quer que seja como desvendam importantes ligações entre a extracção de volfrâmio em Portugal e as relações entre Hitler e Salazar durante a Segunda Grande Guerra. 
A investigação leva-os a lugares como São Tomé & Príncipe, Marrocos e Moncorvo, onde Alda (Adelaide João), uma idosa meio senil, vive num asilo será a chave do mistério. Ao longo da trama, nota-se alguma atracção mútua entre Francisca e Xavier mas ambos preferem manter a relação no campo da amizade.



A série teve sete episódios e foi realizada por Tozé Martinho (e aliás reunia a mesma equipa de autoria e produção de "Os Homens da Segurança") e foi filmada em locais como Sintra, Trás-Os-Montes, São Tomé & Príncipe e Marrocos. Do elenco também faziam parte Morais e Castro, Luís Mata, Maria das Graças, Cristina Homem de Mello, Mila Ferreira, Linda Silva e um então pouco conhecido João Baião, no papel de Pisco, o jornalista responsável pela secção de Cultura do jornal onde trabalha Francisca. Pelo que pude rever, a trama até nem era má e tinha momentos interessantes, sobretudo devido à química entre os dois protagonistas. Porém a execução deixou muito a desejar, com performances amadoras e muitas falhas técnicas. Elementos esses que não escaparam ao olhar atento dos Gato Fedorento para a sua rubrica de "Tesourinhos Deprimentes".



Seja como for, "Caixa Alta" fica para a história como o primeiro trabalho na representação de Helena Laureano que viria a tornar-se uma das actrizes mais famosas da nossa praça. Eu não fazia ideia quem era o protagonista masculino, Jorge Gonçalves, mas o IMDB indica que ele tem feito várias participações em telenovelas como "Dei-te Quase Tudo" e "Doce Fugitiva" e séries como "Inspector Max" e "Conta-me Como Foi".      

Genérico:



Obrigado ao site Brinca, Brincando pelas fotografias e informação adicional.

Link: Caixa Alta - Retroescavadora, RTP Memoria - Canais TV - RTP

A série está disponível no portal de arquivos da RTP.

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...