sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Cantigas da Rua (1996-1999)

por Paulo Neto

Continuamos com o mês SIC aqui na Enciclopédia de Cromos, agora para recordar outro programa mítico dos anos 90, "Cantigas da Rua". Como em outros programas, o sucesso deveu-se à conjugação de vários factores presentes na época: o boom dos karaokes em Portugal, a possibilidade de levar a televisão a vários pontos do país e a apresentação a cargo daquele que era na altura a nossa maior estrela da música nacional, Miguel Ângelo dos Delfins, que viviam a sua fase mais dourada graças ao seu álbum best of campeoníssimo de vendas "O Caminho da Felicidade".



Aliás, na altura, os Delfins coleccionavam tantos discos de platina que até o cabelo do próprio Miguel Ângelo era platinado.


A dinâmica era simples. Cada programa tinha lugar numa cidade portuguesa diferente, geralmente na sua praça mais ampla. Num palco rodeado por uma massiva multidão, os diversos concorrentes subiam para cantar a sua parte da canção. Isto porque, ao longo de cada canção cantavam à vez três concorrentes. Eis aqui dois exemplos ao som de "Spaceman" dos 4 Non Blondes e "Não Voltarei a Ser Fiel" dos Santos & Pecadores

  

No final de cada programa era escolhido um vencedor que se apurava para a finalíssima. O vencedor absoluto ganhava um automóvel.

Num programa com estes, era fácil haver momentos caricatos, sobretudo desafinanços de vários concorrentes, ou aqueles que pareciam recusar passar o microfone ao concorrente seguinte, tendo mesmo que Miguel Ângelo intervir e arredar o cantor insistente para fora do palco.
Também me lembro de outros dois episódios. Num deles, uma concorrente começa a cantar "La Solitudine" de Laura Pausini quando de repente diz que não sabe a letra de cor. A música foi interrompida e tudo só voltou aos eixos quando a concorrente reiniciou a canção segurando um papel com a letra na mão.
O outro foi protagonizado por Nelo Ribeiro que, aproveitando o facto de ser o último em palco para cantar "Tudo O Que Eu Te Dou" de Pedro Abrunhosa, prolongou a sua estadia do palco, continuando a cantar acapella bem depois da música ter acabado. 
  

Também me recordo que por lá passaram diversos concorrentes do "Chuva de Estrelas" em busca de mais uns momentos de ribalta. Também uma colega minha da Universidade também lá foi, num programa gravado na Póvoa do Varzim, onde cantou "Private Dancer" da Tina Turner (segundo ela, era a produção que escolhia as canções para os concorrentes). Mas de todos os concorrentes de "Cantigas da Rua", houve um que viria a ser bastante conhecido anos mais tarde e que durante a sua prestação centrou todas as atenções (embora não necessariamente pelos seus dotes vocais):




  
Sim, é o Fernando Rocha a cantar o "Estou Na Lua", vestido como se tivesse saído do seu part-time como bailarino de discoteca algures em Matosinhos!

Como fã acérrimo de quase toda a programação da SIC nos anos 90, "Cantigas da Rua" era mais um dos programas que eu não perdia. O único ponto negativo que eu apontava era a pouca diversidade das canções, pois era certo que em cada programa se ouviriam canções de Whitney Houston, Céline Dion, Mariah Carey e Dulce Pontes. Outra canção muito recorrente era "Jardins Proibidos" de Paulo Gonzo. Aliás o próprio afirmou que "Cantigas da Rua" foi uma das razões para o sucesso tardio do tema, originalmente editado em 1992, e que Paulo Gonzo viria a regravar em 1997 em dueto com Olavo Bilac.

Miguel Ângelo apresentou as duas primeiras temporadas do programa nos Verões de 1996 e 1997. Após um interregno, houve uma terceira série em 1999 apresentada por José Figueiras e que teve como vencedora ninguém menos que Luciana Abreu, então com 14 anos. (E no início deste século, chegou a haver um programa com um formato idêntico na RTP, apresentado pelos Anjos, creio que com o título "Nasci Para A Música")





Recordo ainda o tema do programa que era um remix do imortal "Cantiga da Rua" do filme "O Costa do Castelo", onde se ouviam várias vozes incluindo as de Miguel Ângelo e as da própria Milú.

Eis mais duas caras conhecidas que participaram no programa:

Paulo Miguel Moredo, que viria a ser conhecido como o Duck dos Excesso:



A cantora e actriz Vanessa Silva:


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

3 comentários:

  1. Onde encontrou os vídeos? Procuro um episódio específico de 09-1996,sabe onde poderei encontrar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Utilizei aqueles com imagens do programa que estavam disponíveis no YouTube na altura.

      Eliminar
  2. Também concorri em 1996 na Catedral da sé no porto ,gostava de rever

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...