domingo, 17 de novembro de 2013

Arco Íris (1985-1987)



"Arco Íris", concurso da RTP para - e com - os mais pequenos, apresentado por Carlos Ribeiro, exibido aos Domingos à tarde, antes da "Primeira Matinée". 

Graças à LUSITANIA TV, o Youtube tem este excerto de uma emissão:


No video, Carlos Ribeiro recorda que na próxima série do "Arco-Irís", os pais também vão concorrer. Na segunda parte do video assistimos ao treino da equipa de Infantis de Andebol da Liga de Algés. E também podemos ver Carlos Ribeiro a marcar um golo espectacular a uma criança.

De inicio, pouco mais consegui apurar sobre este concurso. Sei através de uma revista que estava em exibição em 1987, e que tinha o seguinte cupão - para inscrever a equipa de três elementos no concurso - que retirei de uma "Maria" de Janeiro de 1987:


Curiosamente, no IMDB, o Arco Íris está listado como exibido entre 1982 e 1983.
Entretanto, cheguei ao excelente site "Brinca Brincando" - que recomendo a visita - que tem bastantes mais detalhes e fotos. Segundo essa informação, o video acima é do Verão de 1986, no final da primeira temporada, que começou em Novembro de 1985. A segunda temporada anunciada no video, e para a qual os espectadores se podiam inscrever com o cupão acima, começou em Outubro de 1986 e prolongou-se até Julho de 1987. No total foram exibidas 68 emissões. Curiosamente, as equipas tinham que ser mistas. ainda segundo o "Brinca Brincando", as provas consistiam em jogos de perguntas e respostas, teatro, provas desportivas, de trabalhos manuais, etc. Claro que além destes desafios, havia mais animação, com música, dança e humor. Visitem o site do "Brinca Brincando" para verem mais curiosidades do concurso, como algum do merchandising gerado (Bolachas Chocobom, Hexágono Mágico e disco de vinil).
Encontrei online várias imagens de produto do "Arco Íris", o autêntico "Prato Chinês", produzido e distribuído pela Disvenda:



Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

2 comentários:

  1. Boa noite eu fui ao concurso onde o tema era o Walt Disney e gostaria de ter uma cópia. Na altura como a maioria dos portugueses não tinha gravador vídeo...sera possível? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nós não temos cópias do programa. Sugerimos talvez que contacte os autores do site Brinca, Brincando, onde surgem várias imagens do programa.

      https://brincabrincando.com/arco-iris/#1563996439807-369e93ae-aeac

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...