sexta-feira, 1 de novembro de 2013

The Plastic Man / O Homem de Plástico (1979-1981)


O Homem de Plástico, Plastic Man (criado nos anos 40 por Jack Cole, publicado pela Quality Comics e mais tarde incorporado no universo da DC Comics) até algumas décadas atrás foi muito famoso, com esta série própria e com honras de figurar na Liga da Justiça. Actualmente é uma personagem obscura, creio que ainda nem surgiu na nova cronologia da DC Comics, relegado a cameos em animações mais recentes. Esta animação durou de duas temporadas, produzidas por Ruby-Spears (Mighty Man and Yukk, Turbo Teen, The Centurions, etc). A série muito virada para a comédia mostrava o Plastic Man a enfrentar muitos vilões, bastantes dos quais exclusivos da série animada.



O genérico acima é dos mais recordados com carinho pelos que cresceram a ver TV nos anos cromos! Além do tema musical carismático e imediatamente reconhecível, e uma voz off que prometia "acção, comédia e perigo", inclui algumas pérolas, como um malévolo molusco com uma pala no olho, bizarras transformações do Homem de Plástico numa mola, um riquexó, e um desentupidor de sanitas!
O Homem de Plástico é Patrick "Eel" O'Brian (na origem na BD, um criminoso transformado em herói) que tem o poder de transformar o seu corpo em praticamente qualquer forma que deseje. Na série combate o crime em companhia da namorada Penny e do seu sidekick Hula-Hula.
Na segunda temporada Plástico e Penny casam-se e passados 9 meses a "cegonha" trouxe ao casal o Baby Plas, que com os mesmos poderes do pai protagonizava o seu próprio segmento de animação. Repararam, não fiz nenhuma piada sobre a vida conjugal do homem que se pode esticar à vontade!

Em Portugal não me lembro, mas nos EUA o cartoon do Plastic Man fazia parte de um bloco de animação com outras séries: “The Plastic Man Comedy Adventure Show”. E os separadores entre elas tinham direito a um Plastic Man em imagem real.

Na RTP - pelo menos em 1983 - algumas dessas outras animações foram exibidas separadas (Mighty Man and Yukk, Rickety Rocket).




Mais info: "The_Plastic_Man_Comedy/Adventure_Show"

Caro leitor, pode falar connosco nos comentários do artigo, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite-nos também no "Tumblr - Enciclopédia de Cromos".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...