segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Eddy Grant "Gimme Hope Jo'anna" (1988)

por Paulo Neto

Com o falecimento de Nelson Mandela, o mundo recorda a sua luta pelo fim do apartheid, a política de segregação racial na África do Sul que durou décadas. Existem muitas canções que denunciavam o apartheid como um colectivo de artistas conhecidos, "Artists Against Apartheid"  que gravou o tema "Sun City" (1985), dizendo a cantar que nunca iriam actuar nessa luxuosa estância sul-africana (tida como a Las Vegas de África) onde actuavam outros nomes da música pagos a peso de ouro.
Já em 1984, os Specials editaram o rotundo "Free Nelson Mandela" e Johnny Clegg, cantor e antropologista a quem chamavam-no do "Zulu branco", gravou em 1987 "Asimbonamga (Mandela)", o tema que se tornou a banda sonora da libertação de Nelson Mandela em 1990.



Mas aquela que será talvez a mais famosa canção anti-apartheid não menciona directamente Nelson Mandela, nem sequer era interpretada por um sul-africano. O artista reggae Eddy Grant, natural da Guiana, já era conhecido por temas como "I Don't Wanna Dance" e "Electric Avenue" mas o seu maior hit surgiu em 1988 com "Gimme Hope Jo'anna", um tema de ritmo dançável cuja letra falava sobre o apartheid.



Eu lembro-me de gostar muito do tema na altura, mas como ainda não dominava o inglês, eu pensava mesmo que Eddy Grant estava a falar sobre a sua relação com uma Joanna qualquer (tal como a "Joana" do Marco Paulo, editado no mesmo ano). Só anos mais tarde é que descobri que se tratava de um diminutivo da cidade de Joanesburgo e mais concretamente que a Jo'anna da canção é como uma personificação das forças pró-apartheid, que manipulam a imprensa e a comunicação social, financiam o comércio ilegal de armamento, interferem nos conflitos de outros países (como na guerra civil de Angola)  e como diz a canção, satisfaziam apenas uma quantas pessoas da privilegiada minoria branca e não queriam saber do resto. Como disse antes a canção não falava em Nelson Mandela mas mencionava o Bispo Desmond Tutu ("the Archbishop who's a peaceful man") outra grande figura da causa anti-apartheid.
Com uma forte mensagem e um ritmo reggae que convidava a dar ao pezinho, o tema deu uma no cravo e outra na ferradura e foi um sucesso mundial, chegando ao n.º 1 dos tops em Espanha e na Holanda. Apesar da proibição governamental, o tema também foi amplamente tocado na África do Sul.



Eddy Grant continua no activo, tanto na sua carreira musical como nas suas causas activistas, mas nunca mais repetiu o sucesso que teve nos anos 80. A última vez que fez mossa nos tops foi com um remix de 2001 de "Electric Avenue". Quanto a "Gimme Hope Jo'anna", ainda vai tocando de vez em quando nas rádios. E provando que talvez a sua forma fosse mais forte que o seu conteúdo, o tema tem sido alvo de algumas curiosas reformulações, como por exemplo para um anúncio britânico de iogurtes.

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...