quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

"Tira A Mãozinha Daí" Maria Lisboa (1996)

por Paulo Neto

Depois de Ágata, tempo para regressar ao período áureo da música pimba e recordar mais outra estrela de então. Maria Lisboa pode não ter tido uma carreira tão gloriosa e visível como a de outros artistas do género, mas nem por isso deixou de deixar a sua marca. Ou melhor dizendo, a sua mãozinha.
êxito actual de Maria Lisboa "Zumba Comigo"

Maria Lisboa nasceu Maria de Lurdes Mendes a 15 de Agosto de 1962 em Lisboa mas cresceu na Maia onde reside até hoje. Iniciou a sua vida artística aos 12 anos quando ganhou a competição infantil da Grande Noite do Fado. Foi como fadista que construiu a parte inicial da sua carreira, mas o sucesso só chegou em 1996 quando decidiu mudar de género, com o álbum "Tira A Mãozinha Daí" e a faixa-título a tornou-se rapidamente um hit.

Com um ritmo feito à medida para bailaricos populares e um refrão pegadiço "Tira a mãozinha daí, já sei que é bom mas não é p'ra ti", o disco cumpriu o sucesso prometido, tornando-se n.º 1 do top do Made In Portugal e foi disco de platina. Para completar o sucesso, também o respectivo videoclip também ficou na memória, com Maria Lisboa envergando roupas que bem que poderiam figurar no roupeiro de Ágata, bailarinos com fatos cheios de folhos e sobretudo vários close-ups da mãozinha de um dos bailarinos a vaguear malandramente sobre Maria Lisboa e a mão deste a pôr tudo no seu devido lugar. (Pessoalmente a minha parte preferida da canção é quando ela diz "Ai que bem que bailas, velhacoooo!". Devia haver mais canções com a palavra "velhaco" na letra).



Depois desse primeiro sucesso, o que poderia vir a seguir? Essa pergunta foi respondida no ano seguinte com "Põe A Mãozinha", a sequela do primeiro hit e título do álbum subsequente. Pelo refrão "Põe a mãozinha outra vez onde ele estava", pode-se concluir que Maria Lisboa mudou de ideias e farta de enxotar as mãozinhas atrevidas do seu parceiro, convidando-o a agora a pôr a mão onde lhe aprouvesse. 




 

Maria Lisboa continuou a gravar discos e a actuar em Portugal e no estrangeiro, mas nunca mais se aproximou do êxito da dilogia da "mãozinha". Durante alguns anos pouco se ouviu falar de si na comunicação social, excepto em 2012, infelizmente por razões trágicas, devido ao falecimento do seu filho Pedro.




O álbum  "Malhão de São Simão", foi editado em 2013, marcando uma viragem para sonoridades mais folclóricas e uma aparição mais frequente de Maria Lisboa na televisão, sobretudo naqueles programas de fim-de-semana que percorrem o país.

Quem sabe se um dia Maria Lisboa não volta a gravar mais uma sequela da saga da mãozinha tipo "Vê lá agora onde é que vais pôr a mãozinha?" ou então siga para outras partes do corpo como "Tira o pezinho de cima do meu"?

Site oficial de Maria Lisboa: http://www.marialisboa.net/

UPDATE: Em 2015, Maria Lisboa lançou o álbum "Tenho Fé Em Deus" do qual faz parte o hit "Zumba Comigo", marcando um regresso à notoriedade. 


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

4 comentários:

  1. Concordo, "velhaco" devia figurar em mais canções. Não só canções, tudo!

    ResponderEliminar
  2. Uma canção de grande sucesso, que ficou na memória de muitos portugueses.
    Uma genialidade com letra de Francisco Nicholson, que já tinha escrito canções como "Viver é um Sorriso" de Mimi Gaspar ou "Oração" de António Calvário.
    E trata-se de uma das cançonetistas que eu mais aprecio. Agora, com o novo disco, a sua notoriedade ganhou asas novamente, e canções como "Roça Nesta Kizomba", "Zumba Comigo", "Tenho um Dedo que Adivinha" ou "Tenho Fé em Deus", estão agora em voga nos programas televisivos onde ela actua, e com justiça, pois tratam-se de composições lindas, bem adequadas ao novo estilo da música popular actual, e que servem para todas as idades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mal posso esperar para passar esta moda do kizomba.... tenho medo é da que virá a seguir! :D

      Eliminar
    2. Logo se verá, caro amigo. Logo se verá. E contra gostos, não há discussões.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...