segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Confissões de Adolescente (1994-96)

por Paulo Neto

Mais uma das diversas séries juvenis que passaram na TVI nos anos 90, tendo esta a aliciante de ser falada em português. "Confissões de Adolescente" começou por ser um livro, publicado no Brasil em 1992 pela actriz Maria Mariana, baseada nos escritos dos seus diários durante a adolescência. O livro seria mais tarde adaptado a uma peça de teatro e depois a uma série televisiva que teve duas temporadas exibidas no Brasil entre 1994 e 1996. A TVI exibiu a primeira temporada em horário nobre em 1995 (a segunda também seria transmitida posteriormente uns anos depois mas passou despercebida).



A premissa da série era bem simples: se viver com uma adolescente já é complicado, viver com quatro é de ir aos arames. Que o diga Paulo (Luiz Gustavo)! Divorciado de Helena (Marieta Severo) e viúvo de Lúcia, Paulo tem a seu cargo quatro raparigas adolescentes.
Diana (Maria Mariana) de 19 anos e Bárbara (Georgiana Goés) de 17 anos, são filhas do primeiro casamento de Paulo, e Carol (Deborah Secco na primeira temporada, Camila Campucci na segunda) de 13 anos, das segundas núpcias com Lúcia. Com ele também vive a sua enteada Natália (Danielle Valente) de 16 anos, filha de uma relação anterior de Lúcia, mas que Paulo criou e que ama como se fosse sua própria filha.

Como seria de esperar, as quatro adolescentes vivem todos os dramas típicos da idade. Diana estuda jornalismo, é inteligente e responsável mas nem por isso consegue evitar algumas situações complicadas. Bárbara é espalhafatosa e artística, e não tem nenhuma certeza sobre o que quer ser na vida. Natália é tímida, sensível e frágil, complexada pelas suas inseguranças, pela morte da mãe e o abandono do pai biológico. E Carol sofre uma agitada transição de menina para mulher, por vezes pautada por momentos de rebeldia e insubordinação.     
Ao longo da série eram tratados temas como o primeiro beijo, a menstruação, o sexo, a delinquência, as dietas, a droga, as amizades, as dificuldades financeiras, os problemas na escola e nos rumos a seguir na vida adulta, sempre com um bom equilíbrio entre humor e drama. Por todos estes sucessivos dramas, o apoio mútuo entre as quatro irmãs (e algum tough love por parte do seu pai) vai ajudando-as a crescer.




Na altura, Portugal já conhecia Maria Mariana de telenovelas como "Lua Cheia de Amor" e "Pedra Sobre Pedra", mas Georgiana Goés, Danielle Valente e Deborah Secco eram desconhecidas. Talvez por isso, estas três vieram a Portugal promover a estreia da série.
Desde então como se sabe, Débora Secco tornou-se uma estrela das telenovelas e a sua vida privada foi amplamente esmiuçada na imprensa brasileira. Também vimos Georgiana Goés nas telenovelas "A Próxima Vítima", "Vira-Lata" e "O Amor Está No Ar" e Danielle Valente em "Perdidos de Amor", mas desde então ambas têm feito sobretudo seriados, filmes e peças de teatro. Maria Mariana dedica-se actualmente ao guionismo.

A peça que inspirou a série também já foi adaptada e levada à cena em Portugal, onde participaram actrizes como Margarida Vila-Nova, Inês Castel-Branco, Joana Solnado e Vera Kolodzig
Já este ano, estreou no Brasil a versão cinematográfica da série, com participações especiais das quatro actrizes que tinham protagonizado a série nos anos 90.

Primeiro episódio:






Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...