quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

"I like to move it" - Reel 2 Real (1994)


Eu sou um tipo que tem um gosto musical muito variado, mas há certos tipos de música que - salvo raras excepções - nem passam perto do meu leitor de mp3. Se me perguntassem hà vinte anos atrás, esta seria ser uma delas que nem ouvia nem que me pagassem. Hoje em dia tenho muito pior no leitor de mp3.
Lembro-me claramente de um colega andar excitadissimo com as musicas que descobriu num posto de rádio. Um género de música espectacular, chamado "house". Tanto insistiu comigo que aproveitei um intervalo das aulas para correr até casa e sintonizar a telefonia no posto desejado à hora do programa. E para minha desilusão o que brotou das colunas foi isto: i like to movit movit, i like to movit movit... e a batida repetitiva ad nauseam... Foi para isto que vim a correr da escola? Quando podia ter ficado no recreio a esconder-me dos bullies, fui ouvir essa chinfrineira na telefonia? Decerto foi o que pensei, enquanto desligava o aparelho. E como tinha a aparelhagem na cozinha devo ter aproveitado para um lanchinho.



O tema do vídeo acima - que a Wikipédia classifica como "dance, reggae fusion, trance" - é do duo "Reel 2 Real", com o DJ colombiano-americano Erick Morillo responsável pela música e produção e as vocais estilo ragga de The Mad Stuntman ( Mark Quashie, natural de Trinidad e Tobago). No topo do post, a capa do single,e abaixo a capa do álbum "Move It", também de 1994:
Com o tempo, consegui insensíbilizar os tímpanos, e este êxito internacional e outros do género deixaram de me parecer tão maus, apesar de extremamente limitados e de uma imensidão de clones quase impossíveis de distinguir. Já mais para os finais dos 90 muitos foram os ritmos electrónicos que ia gravando nas emissões da Rádio Cidade. Mas esses, ficam para outro dia!
Além do uso do tema em anúncios e promoções, a geração mais nova redescobriu a música como parte da banda sonora do filme animado "Madagascar" (2005) cantada por Sacha Baron Cohen (Borat, Ali-G) e por outros para as sequelas do filme.
Mais informação sobre este portento musical: "I Like To Move It"

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...