segunda-feira, 10 de março de 2014

A Rapariga de Marte (1963)


Um dos livros que mais vezes reli na minha juventude, requisitando-o frequentemente da Biblioteca Gulbenkien local. "Podkayne Of Mars", ganhou o título português de "A Rapariga de Marte", e a edição que tanto folheei - e comprei há uns poucos anos para o meu espólio - é a da capa  que surge primeiro na imagem acima, a da editora Europa-América , com uma vistosa nave espacial, sem dúvida para atrair leitores em busca de space-operas .
Só recentemente soube mais detalhes da carreira do autor, o consagrado Robert A. Heinlein (Estranho Numa Terra Estranha, Starship Troopers), mas na altura fiquei fascinado por esta história, com uma personagem principal forte do sexo feminino, algo invulgar nas minhas leituras imberbes, e além do modelo de sociedade proposto para uma civilização que nasceu da colónia humana em Marte, havia espaço para debater política e outros aspectos que raramente encontrava na ficção cientifica mais soft e aventureira que consumia até ai. Atenção, que o livro não é nenhum tratado enfadonho em política intergalática, e vale bem a leitura.

A narração é feita na primeira pessoa por Podkayne, uma jovem de 8 anos marcianos (15 anos terrestres) e narra a sua viagem numa nave de luxo entre Marte, Vénus e a Terra, na companhia de Clark, o seu irmão mais novo um génio (o nome será homenagem ao Clark "Doc" Savage?) e psicopata em formação; e do seu tio Tom, um velho senador. Durante a viagem de cruzeiro, há tempo para contrabando, paixonetas, raptos, corporações todo-poderosas, engenhos nucleares e ainda para conhecer melhor as peculariedades das colonias humanas no sistema solar . Mais para o final, o livro muda para um registo mais convencional e aventureiro, que chegou a ser censurado por indicação da editora, que - SPOILERS - não achou graça a Heilein matar a personagem principal. /SPOILERS. Posteriormente, o final original foi divulgado e é alegadamente o preferido pelos fãs. Voltei a ler alguns anos atrás, e aconselho vivamente que façam o mesmo.
Mais informação: "Podkayne_of_Mars" (Wiki).

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...