quinta-feira, 1 de maio de 2014

1º de Maio - O Dia do Trabalhador


Actualmente, para a maioria da população portuguesa, o "1º de Maio" - O Dia do Trabalhador - é apenas um Feriado e portanto um dia de descanso.
Esta celebração da importância e das reinvindicações dos trabalhadores, tem a sua origem nos Estados Unidos da América, quando a 1 de Maio de 1886 começou uma greve geral para reinvindicar a redução de 16 para 8 horas de trabalho diárias, que nos dias seguintes causou mortes durante os confrontos entre policias e manifestantes. Em 1889,a  Internacional Socialista indicou 1 de Maio como a data para realizar uma manifestação anual pela redução da jornada de trabalho; e progressivamente foi sendo adoptada por outros paises. 
Obviamente, durante a ditadura instalada em Portugal, as comemorações do "1º de Maio" estavam proibidas. Somente depois do 25 de Abril de 1974, a data passou a ser comemorada abertamente, com um compreensivel entusiasmo que foi esfriando ao longo da nossa vida em democracia e com as reinvindicações mais importantes já garantidas.
Capa da edição do "Diário de Lisboa" do dia 2 de Maio de 1974, com grande destaque para o "1º de Maio da Libertação".



Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...