sexta-feira, 13 de junho de 2014

Entrevista a António Variações (1983)


AntónioVariações (03/12/1944 - 13/06/1984), nascido António Joaquim Rodrigues Ribeiro. Figura singular do panorama musical português, António Variações viveu uma breve mas intensa carreira musical. A sua excentricidade e inovação garantiu a atenção do público, e deve ser raro o artista famoso que se consegue esquivar a entrevistas. E o texto que trago hoje para a Enciclopédia é uma entrevista que António Variações cedeu à revista feminina "Coquete", apontada ao público adolescente, como é visivel no tom das perguntas.
O título do texto é "Não Sou Oportunista", ao contrário deste post, publicado no dia em que se assinalam três décadas desde o falecimento de António Variações.

Clique sobre a imagem para a aumentar.
"A minha intenção é essa: provocar. Quero que as pessoas digam qualquer coisa. que tenham atitudes, sejam elas boas ou más. (...) fazê-las reflectir, ajudá-las a libertarem-se de coisas ridículas, mesquinhas, fachadas idiotas e tirar-lhes uma máscara que não é possível manter nos tempo que correm."
António Variações ainda falou sobre a sua preferência entre os espectáculos ao vivo e os discos, a admiração por Amália Rodrigues, e projectos futuros.

Páginas retiradas da revista Coquete 21, de 27 de Outubro a 2 de Novembro de 1983.

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...