sexta-feira, 4 de julho de 2014

O Dia da Independência (1996) A Banda Desenhada


"O Dia da Independência" ou "Independence Day" ou "ID4" é um blockbuster sobejamente conhecido, mesmo passado quase duas décadas da estreia. Aliás, a data prevista para a estreia era o dia 3 de Julho de 1996, mas havia tanta vontade em ver o filme que muitos cinemas anteciparam a estreia para dia 2 de Julho, a data em que começa a invasão retratada na película e que culmina com a vitória dos humanos (surpresa!) a 4 de Julho, o Dia da Independência dos norte-americanos, justificando assim o título da fita. Falei mais sobre o filme no meu outro blog: "CINE31 - Independence Day (1996)".
O tema de ficção cientifica combina bem com a banda desenhada, e era inevitável que a história do filme fosse adaptada a esse meio. E portanto, foram lançados nos EUA - com data de capa de 1 de Julho de 1996 - uma série limitada de 3 números da responsabilidade da Marvel Comics (X-Men, O Homem-Aranha, etc). O número zero - que desconheço se teve edição lusitana - servia de prequela, detalhando eventos mencionados de passagem no filme, como o acidente de Roswell e o rapto alienígena do piloto que finalmente tem a sua vingança no climax do filme. Eu adquiri a versão portuguesa - com o selo Marvel e edição Abril/Controljornal -  dos números 1 e 2, que resumem eficazmente o plot. A semelhança com os actores está geralmente razoável, e no conjunto - sem ser especialmente notável - cumpre o objectivo de recordar o filme enquanto esperávamos pelo lançamento do VHS ou que passasse na TV. Outros tempos!

Reproduz a icónica cena da destruição da Casa Branca. 

 
Não tenho comigo o Nº1 para consulta imediata, mas olhando aos créditos do Nº 2 está a indicação de argumento de Ralph Macchio (adaptado do argumento de Dean Devlin e Roland Emmerich), desenhos de Leonard Kirk, Rod Whigham e Steve Erwin

Vejamos então, algumas das páginas das revistas.
Como habitual, pode clicar nas imagens para as aumentar:

O Príncipe de Bel-Air agride um ET sobrevivente de um acidente de aviação e prisioneiro de guerra, para lhe dar as boas vindas ao país da Liberdade.











E tudo está bem quando os americanos salvam o planeta, outra vez!
 Leitores, quem teve estas revistas?

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".



Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...