segunda-feira, 18 de agosto de 2014

A Pedra dos Sonhos (1990-1995)



"The Dreamstone", "A Pedra dos Sonhos" (em Portugal e no Brasil) foi uma série de animação que estreou na RTP-1 a 2 de Junho de 1991, Domingo, no "Canal Jovem" no horário das 10h15 (substituindo "Adventures on Kythera"). O último episódio foi para o ar a 8 de Setembro do mesmo ano, sendo substituida por "Comandante Migalha".
De origem britânica, totalizou 52 episódios divididos ao longo de 4 temporadas de 13 episódios cada; em 1990, 1992, 1994 e 1995. Portanto em 1991 a RTP emitiu a primeira temporada, desconheço se as próximas passaram pelos ecrãs portugueses.

A introdução do primeiro episódio, com a canção "Better Than A Dream":

Veja também o genérico, mas na versão cantada em português do Brasil: "A Pedra dos Sonhos - Abertura TV Cultura".

Um Trailer:


O plot é a típica luta das forças do Bem contra as do Mal, desta feita no universo fantástico de "The Land Of Dreams" (A Terra dos Sonhos), no Planeta Dreamstone. Os vilões da "Land Of Nightmares" (Terra dos Pesadelos), os Urpneys - liderados pelo monstruoso Zordrak ( O Senhor dos Pesadelos, com a voz de Gary Martin) e os lacaios Urpgor (Leonard Whiting) e Sargento Blob (Richard Tate) - tentam constatemente atravessar as "Brumas de Limbo" para invadir a pacífica "Terra dos Sonhos".

Zordrak
O objectivo é capturar e destruir a "Dreamstone" do título - a "Pedra dos Sonhos" - para que os Pesadelos reinem supremos. Obviamente, todos os planos mirabolantes são contrariados pelos heroicos Wuts, os defensores da "Terra dos Sonhos" e dos seus outros habitantes, os Noops (criaturas antropomórifcas verdes e cabelos ruivos). O líder do Bem é o poderoso ancião Dream Maker - Senhor dos Sonhos, na tradução brasileira - (voz de John Franklyn-Robbins), protector da Dreamstone e dono de um peixe voador de estimação.
Dream Maker e o peixe Albert, Rufus e Amberley.

O protagonista da série é o noop chamado Rufus (Stuart Lock), o bravo mas desastrado asssistente do Dream Maker, e melhor amigo da desenrascada Amberley ( Nancy Hendry). Mais sobre estes e outros personagens na Wikipedia (em inglês: "The_Dreamstone").
Urpneys ao ataque

A Wikipédia destaca a banda sonora, composta por Mike Batt (Wombling Free, Caravans) que foi gravada com recurso à conceituada London Philharmonic Orchestra. Incluia ainda canções com vozes como Ozzy Osbourne, Frank Bruno, Billy Connolly, Joe Brwon e Bonnie Tyler (numa canção não utilizada).

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...