domingo, 17 de agosto de 2014

Adventures on Kythera (1991-1992)


"Adventures on Kythera", literalmente "Aventuras em Kythera", foi uma série australiana, dedicada ao público mais jovem.
A "Kythera" (Citera) do título, é a rochosa ilha grega onde decorre as aventuras de um grupo de crianças. O genérico começa com imagens e acordes que todos associamos ás aldeias típicas da Grécia à beira-mar para saltar logo para ritmos electrónicos e uma montagem frenética de cenas de perseguições, corridas e mergulhos no mar. Pelas imagens parece ser uma mistura de "Verão Azul" com "Os Cinco". No Youtube estão disponíveis vários episódios. Nesta época já me interessava por história, arqueologia, e ainda por cima combinado com aventura eu deveria adorar isto. No entanto, não me recordo desta série, provavelmente porque nesta época do ano já estaria a passar os fins de semana na ilha e portanto longe da televisão, para minha grande angústia... A produção decorreu entre 1988 e 1989, mas só foi exibida pela primeira vez em 1991. As cinco crianças exploravam a  ilha em busca de aventuras, tais como o plano para roubar um valioso ícone local, resgatar um  arquelogista raptado, resolver o roubo de antiguidades do museu, uma expedição de mergulho que é complicada por explosões ilegais, e num episódio até se perdem em cavernas.

O genérico inicial:

Curiosamente, o genérico acima é diferente do que está no inicio dos episódios no Youtube (pelos menos os que vi rapidamente):

Em Portugal a exibição de "Adventures on Kythera" começou em 14 de Abril de 1991, em substituição de neozelandesa "As Crianças da Montanha" (na rubrica juvenil de Domingo de manhã "Canal Jovem") e espremida entre os "Harlem Globetrotters" e "Os Jovens Tarta-Heróis"; e estendeu-se até 26 de Maio do mesmo ano, o que segundo as minhas contas representam apenas 7 dos 13 episódios com 26 minutos produzidos. Substituida (na RTP) pela animação "A Pedra dos sonhos".

O elenco principal:
Tik - Rebekah Elmaloglou ("Neighbours", "Mad Max III", "Home and Away")
Zenton - Zenton Chorny ("Deadly Chase")
Molly - Amelia Frid ("Neighbours")
Spike - Garry Perazzo ("Super Esquadra", "Neighbours")
Johnny - George Lekkas
Vincent (o tio da Molly) - Richard Aspel ("Prisoner", "Super Esquadra", "Neighbours")
Philippas - Tassos Ioannides ("In To Deep") que também foi um dos produtores e o compositor da banda sonora.


Surpreendentemente, não parecem ter a tradicional figura do "gordinho" como comic relief. Fiquei curioso para ver alguns dos episódios que estão online no Youtube, e quem sabe talvez depois actualize o artigo com mais detalhes.

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...