sábado, 16 de agosto de 2014

O Professor Turbo Lento (1988)


As minhas memórias televisivas dos anos 80 são na sua maioria nebulosas ou fragmentadas, apesar da grande importância da televisão na minha infância, visto que sempre preferi ficar em frente ao ecrã a seguir as aventuras do Ulisses 31, por exemplo, do que ir jogar à bola para a rua. E uma dessas memórias incompletas é a do robot XPTO (primo afastado do C-3PO?), que me recordava apenas de nome, e do seu peculiar aspecto. Redescobri hoje a série a que pertencia: "O Professor Turbo Lento". Decerto que a série contribuiu para o meu interesse - e não talento, infelizmente - para engenhocas e ciência. Sou bom a desmontar coisas, mas montá-las de novo correctamente já é outra história...

"O Professor Turbo Lento" (ou "O Professor Turbolento") foi exibido em 1988 aos Domingos no programa matinal "Juventude e Família". A data de estreia - não confirmada - terá sido a 30 de Outubro de 1988.

Sobre esta série infantil, o site oficial da RTP tem a dizer: 
"Com autoria de António Semedo (que também interpreta, juntamente com Cristina Oliveira, Rui de Sá e João Rodrigo), (...) "O Professor Turbo Lento" conta-nos as aventuras de um cientista que, auxiliado pela Calpúnea e pelo XPTO, faz loucas experiências científicas. Para além do lado cómico, a série tem também fortes preocupações didácticas, já que procura ensinar os princípios básicos da ciência às crianças."

O inventor de bigode farfalhudo - o professor "turbolento" do trocadilho do título - é o Professor Pardelhas [interpretado por António Semedo, segundo o IMDB creditado como Tó Semedo (decerto reconhecem a voz do actor de imensos desenhos animados da nossa juventude: Topo Gigio, Dragon Ball, Bia a Pequena Feiticeira, Sailor Moon, Cavaleiros do Zodíaco, por exemplo) que também foi o autor desta série] e o robot XPTO (Rui de Sá, o Egas da Rua Sésamo, O Conde Patrácula, etc) o seu braço direito, que com o seu corpo "metálico" e característico funil na cabeça que parece ter fugido do elenco do Feiticeiro de Oz.

Graças ao "Desenhos Animados" e ao seu canal de Youtube, é possivel contemplar o genérico da série, e ver rapidamente os seus protagonistas:
Foi deste mesmo video que retirei a base da ilustração do topo do post.
No mesmo canal está ainda disponível um excerto de um episódio, que demonstra uma experiência sobre "indicadores químicos de ácidos e de bases", e que inclui outro personagem, o vizinho com cara de garrafão Sr. Jeremias: "O Professor Turbolento" - Excerto.

Actualização: No RTP Arquivos é possível assistir online a 11 episódios de "Turbolento" [link].


Noutros créditos, a realização esteve a cargo de Fernando Midões, e a produção de Maria Otília Ribeiro, e a indicação de João Rodrigo (Caixa Alta, Os Malucos do Riso) e Cristina Oliveira (Origens, Palavras Cruzadas, Aqui Há Fantasmas, etc) no elenco, esta última como Calpúnea (ou Calpúrnia), o alvo do amor do Professor Pardelhas.

Em assunto relacionado, durante a minha passagem pela universidade, era recorrente o uso da "Empresa XPTO" nos exercícios e testes, que sempre me fazia recordar o robot...

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...