quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Livros Escolares - Pré Primária (Anos 70)


Escrevo estas linhas no inicio de Setembro, quando ainda há poucos dias se prometia um Verão prolongado, e apesar do calor, ao olhar pela janela vejo aquele céu cinzento matinal a emular aqueles anos atrás quando as Férias Grandes ficavam para trás e se tratava dos preparativos para um novo ano lectivo. Época de ir para as filas das papelarias para conseguir os livros escolares e o outro material essencial para as aulas ( até aqueles instrumentos que nunca usavamos durante o ano, mas comprávamos na mesma). Não tenho a certeza das datas, mas tenho a impressão que hoje em dia o regresso ás aulas é mais cedo e que roubam tempo de férias e folia aos mais novos. A minha pré-primária foi num colégio a 5 minutos de casa (a pé), e a minha maior peripécia terá sido um dia que fugi do edificio e fui para a loja da minha tia, a um minuto de distância. Naturalmente, lembro-me de pouca coisa, excepto que não  gostava das aulas no ginásio, nem das brincadeiras do recreio. Creio que apenas uma vez houve necessidade de ficar lá a almoçar e dormir a sesta nos colchões finos dispostos no chão de uma sala ás escuras. Mas se coisa tenho quase a certeza, é que não tive livros nessa época. Talvez no ano antes de entrar na primária, quando estive numa "escola paga", mas na minha pré-primária só me recordo ( e ainda tenho bastantes) de cortar, riscar desenhar, pintar e colar coisas avulsas em folhas de papel.
Bela obra de arte, lápis de cera sobre papel, circa 1983.

Mas, voltando ao assunto do post, vamos dar uma olhada aos livros escolares do espólio da Ana Trindade, começando precisamente com os da Pré-Primária, de finais dos anos 70:


"Vem Daí" - Leitura e escrita - 1ª Fase, Fase Propedêutica/1º Ano. Tem na capa um jovenzinho que parece ser primo do mascote da revista MAD:
 "Dentinho de Leite" - 1ª Fase da Escolaridade e Pré-Primária.

"O Traquinas e a Matemática 0" - Pré-escolar, Ano Preliminar.
 "A Brincar Aprendo" - Caderno de Trabalhos - Pré-Primária

 "Pipocas 0" - Ano Preliminar e Pré-escolar

"Caderno 1" - Exercícios Pré-Primários
 Caros leitores com boa memória: também tiveram algumas destas edições? Foram outras? Comentem!

Os outros artigos com os manuais dos anos cromos:


Mais cromos da Ana Trindade: "Enciclopédia de Cromos - Ana Trindade".

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

  1. Procuro o meu manual escolar de 1979 Botão de rosa. Alguém tem? Obg. Fátima. Fatimalourinho@hitmail.com

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...