sexta-feira, 24 de outubro de 2014

O Príncipe de Bel-Air (1990-1996)

por Paulo Neto

No final dos anos 80, Will Smith começava a dar os seus passos rumo ao estrelato como parte da dupla rap Jazzy Jeff & The Fresh Prince, graças a hits como "Summertime" e "Parents Just Don't Understand". O seu carisma já se começava a notar ao ponto da cadeia televisiva NBC o abordar para protagonizar uma sitcom. O resultado foi "O Príncipe de Bel Air" que viria a ser uma das sitcoms que marcariam a década. A série teve seis temporadas entre 1990 e 1996, num total de 148 episódios. Em Portugal, estreou em 1992 no advento da SIC. 



Tal como Jerry Seinfeld em "Seinfeld", Will Smith interpretava uma versão ficcionada dele próprio em "O Príncipe de Bel Air". O genérico explicava a história: depois de se meter em algumas alhadas na sua Filadélfia natal, Will é mandado pela sua mãe para ir viver para Los Angeles com os seus tios, que habitam numa luxuosa mansão em Bel Air.





O humor da série resultava naturalmente do factor "peixe fora de água" pois a exuberância, boa disposição e apetência para a confusão de Will contrastava fortemente com a etiqueta e o snobbismo da família Banks. O seu tio Phil (James Avery), um advogado bem sucedido, é aquele que costumava ficar mais de cabeça em água com as brincadeiras de Will. Conservador e rigoroso, Phil é casado com a desembaraçada Viv (Janet Hubert-Whitten nas três primeiras séries, Daphne Maxwell-Reid na outras três), uma das irmãs da mãe de Will. Os dois têm três filhos: a vaidosa Hilary (Karyn Parsons), o betinho Carlton (Alfonso Ribeiro) e a rebelde Ashley (Tatyana Ali). Também sempre presente na casa estava Geoffrey (Joseph Marcell), o mordomo inglês que apesar de dedicado aos Banks, tinha sempre um comentário mordaz na ponta da língua. Apesar de todas as peripécias e confusões, aos poucos os Banks acabam por acolher completamente Will como parte essencial da família e Will acaba por ter em Phil a figura paterna que sempre lhe faltou na vida. 


Outra personagem marcante é Jazz (Jazzy Jeff) um rapaz de Compton com quem Will trava amizade. Desastrado e sem tacto, Jazz tem o dom de irritar os Banks, sobretudo Phil e Hilary, por quem tem uma paixoneta, e em vários episódios, ele acabava por ser literalmente atirado para fora da mansão.
Entre as aparições especiais, contam-se Nia Long e Tyra Banks como dois interesses amorosos de Will, Chris Rock, Whoopi Goldberg, Evander Holyfield, Donald Trump, Oprah Winfrey, Pam Grier, BB King, Naomi Campbell, Richard Dean Anderson e Jay Leno.

O sucesso de "O Príncipe de Bel-Air" foi exibido um pouco por todo o mundo (foi uma das poucas séries americanas a serem exibidas no Paquistão). No Brasil, o título da série era "O Maluco no Pedaço". Na sequência do sucesso da série, Will Smith passou a ser uma estrela de topo tanto na música como sobretudo no cinema, graças a blockbusters como "Bad Boys", "Homens de Negro" e "O Dia da Independência". Foi também na série que ele conheceu a sua actual esposa. Jada Pinkett-Smith, quando esta fez uma audição para o papel que seria atribuído a Nia Long.

Genérico:


Excertos dos melhores momentos:







Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...