segunda-feira, 10 de novembro de 2014

"Another Brick In The Wall - Part II: Education" Pink Floyd (1979)

por Paulo Neto

É por demais evidente dizer que os Pink Floyd são uma das maiores e mais influentes bandas rock de todos os tempos e que quase toda a sua discografia deixou o seu marco na história da música moderna. Ainda assim, mesmo por entre um repertório tão fértil e celebrado, quando se pede a alguém para referir uma canção dos Pink Floyd, a resposta mais provável será certamente "aquela canção que tem um coro de miúdos", isto é, "Another Brick In The Wall", mais concretamente a segunda parte. Sim, porque são três as partes de "Another Brick In The Wall" contidas no álbum "The Wall", editado em a 30 de Novembro de 1979.

O álbum é essencialmente uma ópera-rock centrada na personagem de Pink, alegadamente inspirada em Roger Waters e no anterior líder da banda Syd Barrett, cujos trágicos acontecimentos ao longo da sua vida levam-no a isolar da sociedade, representado por um muro. Essa metáfora do muro também alude a alguns problemas que a banda teve com os fãs durante uns concertos de uma digressão de 1977, que levou a Roger Waters a imaginar um muro entre a assistência e o palco. 



Como já foi referido, três faixas do álbum tem o título "Another Brick In The Wall". A parte 2, subtitulada "Education", refere-se a uma fantasia de Pink em que os alunos das sua escola revoltam-se contra a opressão dos professores, que foram mais um tijolo no seu muro de isolamento. Desde a linha de baixo ao início, o grito "Hey, Teacher! Leave them kids alone!", o segundo verso com um coro de crianças, terminando o solo final da guitarra de David Gilmour, cada segundo da faixa acabaria por ficar gravado no disco rígido de cada habitante do mundo ocidental desde então. 
Para tal combinação histórica desses ingredientes, o mérito é atribuído ao produtor de Bob Ezrin. Como na altura o disco-sound ainda vivia a sua glória, Ezrin sugeriu à banda ouvir alguns temas do género para reproduzir uma batida semelhante, algo que a banda relutantemente aceitou mas que acabaria por concordar que resultou. Foi também a ideia de Bob Ezrin de recrutar o coro de alunos de uma escola perto do estúdios de gravação, certo de que tal daria mais ao impacto ao tema de protesto estudantil (ou não tivesse Ezrin também produzido outro lendário hino estudantil, "School's Out" de Alice Cooper). 

Depois foi o êxito que se sabe. "Another Brick In The Wall - Part II" foi n.º 1 dos tops em vários países, incluindo o Reino Unido e os Estados Unidos e o single vendeu quatro milhões de cópias. E claro está, tornou-se desde então o maior hino protesto estudantil. A canção, bem como todo o álbum foi banido na África do Sul em 1980 depois de ter sido utilizada como símbolo de uma acção de boicote nacional contra as desigualdades da educação sob o regime do apartheid. Em 1982, o álbum foi adaptado ao cinema num filme realizado por Alan Parker com Bob Geldoff no papel principal.


Mas claro está, na altura era impossível não falar em muros sem lembrar o Muro de Berlim que entre 1961 e 1989 dividiu não só a cidade mas toda a Alemanha e se tornou um dos maiores símbolos da guerra fria, pelo que a canção também tem sido utilizada para ilustrar o Muro de Berlim e toda a sua simbologia. E a 21 de Julho de 1990, oito meses após a queda do Muro de Berlim, os universos de The Wall e do Muro de Berlim encontraram-se num concerto onde Roger Waters reproduziu o álbum. O concerto, visto por 350 mil espectadores, teve a participação de nomes como Bryan Adams, Sinead O'Connor, Scorpions, Joni Mitchell, Marianna Faithful, Van Morrison e Cyndi Lauper que cantou a parte 2 de "Another Brick In The Wall".

E já pensaram numa coisa? Os miúdos que cantaram no disco bem como aqueles que aparecem no videoclip já devem ter entre quarenta e cinquenta anos!

Videoclip:



"Another Brick In The Wall - Part 2" no filme "The Wall" (1982):

      


Roger Waters & Cyndi Lauper "Another Brick In The Wall - Part 2", ao vivo em Berlim (1990):







Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...