quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Dragão 5 (1982)



Tenho ideia de ter lido na minha adolescência algum dos títulos desta colecção "Dragão 5", o que era inevitável, visto a minha obsessão com ficção-científica. Esta série de novelas de "aventuras no espaço" direccionadas às crianças, têm o título original de "Dragonfall 5" e foram escritas pelo britânico Brian Earshaw entre 1972 e 1979. As capas foram ilustradas por Simon Stern, segundo a Wikipedia e a Rede de Bibliotecas de Lisboa. Acredito, apesar de as ilustrações em inglês de edições diferentes terem um estilos de ilustração completamente diferente. A capa acima é de "Dragão 5 no planeta das florestas".
O assunto dos livros? Basicamente, uma familia de quatro humanos e suas mascotes viajam a bordo do "Dragão 5", uma velharia em forma de nave, que usam para transporte de bens e passageiros entre vários planetas. Presumo que devido a acontecimentos inesperados, surjam aventuras!

Este anúncio usa os heróis da própria revista do Sport Billy, que é um herói extraterrestre, para recomendar esta colecção: "Giríssima! Já li os quatro primeiro títulos, e sei que vão publicar mais!". E os números publicados estão listados a seguir:
"Dragão 5 e o Planeta Deserto" - Dragonfall 5 and the Empty Planet (1976)
"Dragão 5 e os Raptores"- Dragonfall 5 and the Hijackers (1979)
"Dragão 5 e os Cow-Boys do Espaço" - Dragonfall 5 and the Space Cowboys (1972)
"Dragão 5 no Planeta das Florestas" - Dragonfall 5 and the Royal Beast (1972)

Posteriormente a este anúncio e como previsto pelo Sport Billy, os restante livros foram traduzidos para a língua portuguesa:
"Dragão 5 e o master mind" - Dragonfall 5 and the Master Mind (1975)
"Dragão 5 e o Super Cavalo" - Dragonfall 5 and the Super Horse (1977)
"Dragão 5 e o mundo assombrado" - Dragonfall 5 and the Haunted World (1979)

Anúncios retirado das revistas "Sport Billy" Nº 2 e 7 (de 1982). Imagens editadas por Enciclopédia de Cromos. Créditos ao uploader original.

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...