terça-feira, 25 de novembro de 2014

"Love Changes (Everything)" Climie Fisher (1987)

por Paulo Neto

Existem várias músicas dos anos 80 que ainda ouço com o mesmo prazer que as ouvia na altura. É o caso desta, o maior êxito do duo britânico Climie Fisher composto por Simon Climie e Rob Fisher. Os dois conheceram-se em 1986 nos célebres estúdios Abbey Road em Londres, quando tocavam para outros grupos. Decidiram então enveredar por um projecto comum e em 1987 editaram o álbum "Everything". O sucesso surgiu devido a dois factores: Simon Climie alcançou um grande hit como compositor de "I Knew You Were Waiting For Me", um dueto entre George Michael e Aretha Franklin que foi n.º1 em vários países, e o quarto single do grupo, "Rise To The Occasion", finalmente lhes deu alguma notoriedade, sobretudo devido a um remix hip hop da faixa, alcançando algum sucesso internacional, sobretudo na África do Sul onde foi n.º 1.    


"Love Changes (Everything)" tinha sido o segundo single do duo mas tinha passado despercebido. Porém após "Rise To The Occasion", uma nova versão foi editada em 1988 e rapidamente tornou-se um clássico dos anos 80. Na canção, Simon Climie canta que aos dezassete anos, o que parecia ser uma curte fugaz tornou-se um paixão de caixão à cova e aí descobriu como o amor tem tanto de maravilhoso como de lixado (para não dizer o termo escolhido por Miguel Esteves Cardoso). E para a história ficou o refrão que sintetiza tudo, polvilhado com uns inesquecíveis "tu-ruu-ruu-ruu-ruu-tum":

"Love changes, changes everything,
Love makes you fly and breaks your wings.
Love changes, changes everything,
Love makes the rules from fools to kings.
Love changes, love changes everything."  

O respectivo videoclip a preto e branco também é sobejamente conhecido, cheio de imagens icónicas como o rapazinho da bateria, as cantoras do coro - uma negra com turbante e blusão de ganga e outra caucasiana com um corpete e mini saia, a modelo de vestido preto com uma menininha loura pela mão e sobretudo Simon Climie cantar segurando uma toalha enrolada com ambas as mãos. Pelo vídeo é notório que Simon Climie assumia claramente o protagonismo na banda enquanto Rob Fisher contentava-se com um foco mais secundário, normalmente escondido atrás de óculos escuros. "Love Changes (Everything)" esteve no top 10 de vários países e foi o único hit da banda nos Estados Unidos. Ganhou também o prestigiado prémio Ivor Novello. 



Ainda nesse ano, como era habitual com todos os hits da época, os Ministars também versionaram o tema para o álbum "É Altamente" com o título "Nave Azul". Infelizmente não encontrei na net essa versão mas lembro-me do refrão: "Já fomos argonautas, hoje somos astronautas, fazemos descobertas, galáxias incertas, ilhas desertas, já fomos argonautas" e que o disco, que recebi no Natal de 1988, tinha também uma versão instrumental de "Nave Azul" para que pudéssemos cantar em karaoke avant-la-lettre.

Quanto aos Climie Fisher, seguiram-se mais uns quantos singles mas que ficaram aquém das expectativas e após o fracasso do segundo álbum, Simon e Rob seguiram caminhos separados e passaram a compor para outras pessoas. Rob Fisher compôs para nomes como Rick Astley mas em 1999, faleceu aos 42 anos de cancro nos intestinos. Simon Climie ainda grava ocasionalmente álbuns a solo mas obteve mais sucesso como compositor e produtor, trabalhando com artistas como Eric Clapton, B.B. King, Rod Stewart, Lara Fabian e Michael McDonald.

Uma versão de dança de "Love Changes (Everything)" teve algum sucesso em 2004 nos países nórdicos. A versão original foi incluída no jogo "Grand Theft Auto IV".

    


  

  

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...