sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Mistura Fina (1991)

por Paulo Neto

Naquele período de início dos anos 90, antes da génese das televisões privadas que levariam o panorama audiovisual português a novas velocidades, houve um programa exibido no Verão de 1991 que hoje parece algo incipiente mas que eu me lembro de ver com muito agrado e que para a época cumpria plenamente a sua função de entretenimento. Falo de "Mistura Fina", um programa concebido e produzido por Júlio Isidro e apresentado por Ana Maria Lucas.



Na sua condução do  programa, Ana Maria Lucas tinha dois assistentes. Reconhecem o rapaz da direita, de camisa branca? Sim, é um mui jovem Francisco Mendes, filho de Ana Maria Lucas e Carlos Mendes, que em anos vindouros, também seguiria as pisadas da mãe na apresentação.


Cada programa tinha três personalidade conhecidas do público que ao longo programa disputariam um variado número de jogos e desafios. As imagens que acompanham este texto (gentilmente cedidas por Miguel Meira) são do terceiro programa onde os três convidados foram Cândida Branca-Flor, Jorge Palma e São José Lapa.




Perfil Astrológico - Antes de começarem os jogos, Ana Maria Lucas lia aos convidados o perfil astrológico de cada um, redigido por Maria José Costa Félix.



O Puzzle: Enquanto dois dos convidados tentavam descobrir as diferenças entre um desenho original e outro que tinham diante de si, o terceiro construía um puzzle com a mesmas imagem. Neste caso, foi São José Lapa quem fez o puzzle enquanto Palma e Cândida descobriam as diferenças. 



Coisas de Casa: Os convidados tinham que exibir os seus dotes em determinadas tarefas domésticas. Neste programa, tiveram que bater claras em castelo.





Troca Por Troca e A Berlinda: Conforme um sorteio prévio, em "Troca Por Troca" dois convidados tinham que se entrevistar um ao outro e enquanto o terceiro iria estar n' "A Berlinda" respondendo a várias perguntas do público na assistência. Dado o sucesso deste último segmento, a rubrica "Troca Por Troca" foi preterida e nos programas mais posteriores, "A Berlinda" passou a integrar os três convidados de cada programa.



Um Pé de Dança: Os três convidados tinham que dançar um determinado estilo de dança em parceria com três bailarinos da Sociedade Alunos de Apolo. Entre esses bailarinos estavam uns muito jovens Armando Tinita (bailarino residente de "Dança Comigo") e Alberto Rodrigues (júri de "Dança Com As Estrelas").



Dados da Memória: Os convidados lançavam um dado e tinham que responder perguntas do tema correspondente ao número que lhes calhava. (Actualidade, Música, Desporto, Cinema...)


Opinar: Conforme o nome indica, os três convidados tinham que dar a sua opinião sobre um determinado tema.



O Cesto das Letras: Os convidados tinham de retirar uma letra dentro de um cesto e dizer o maior número de palavras começadas por essa letra. Este jogo é o mais recordado de todos devido a um Tesourinho dos Gato Fedorento revelando o critério amplamente permissivo (ou não) com que Ana Maria Lucas validava as palavras ditas pelos convidados.


Este vídeo também tem imagens de um jogo que se realizou em alguns programas, "Jogos da Feira" onde os convidados tinham de atirar setas a um alvo e de derrubar uma pilha de latas com bolas (um dos talentos que Pedro Luís dos Da Vinci não parecia possuir).



Além dos jogos, os convidados também mostravam os seus talentos naquilo em que eram bons, Os cantores cantavam duas canções do seu repertório e os actores recriavam cenas de peças em que entraram. No caso de São José Lapa, encarnou Hermínia Silva numa cena do espectáculo "Passa Por Mim No Rossio".


Embora houvesse um quadro onde se registava as pontuações dos convidado nas provas, no final isso não servia para nada, pois os três recebiam cada um uma medalha de participação. O final do programa fazia-se em tons musicais com os três convidados a cantarem uma canção. Por exemplo, no programa que serve de exemplo, Cândida Branca-Flor, Jorge Palma e São José Lapa cantaram "Pó de Arroz" de Carlos Paião. Também me recordo de uma divertida actuação de Maria Vieira, Isabel Campelo e Paco Bandeira a cantarem "O Corpo É Que Paga" com movimentos sincronizados e passos de ballet.





Esta é a lista dos convidados em cada programa:
1 - Rita Ribeiro, Raul Indipwo, Lena D'Água
2 - António Pinto Basto, Vera Mónica e Da Vinci (Pedro Luís e Iei-Or)
3 - São José Lapa, Jorge Palma e Cândida Branca-Flor
4 - António Sala, Rosa do Canto e Fernando Machado Soares (intérprete de fado de Coimbra)
5 - Maria Vieira, Paco Bandeira e Isabel Campelo
6 - Carlos Alberto Moniz, Maria Viana e Fernando Mendes
7 - Carlos Paulo, Clemente e Simone de Oliveira
8 - Guilherme Silva, Alexandra e Helena Ramos
9 - José Cid, Rita Guerra e Tó Leal
10 - Marco Paulo, Badaró e Ana Rita Reino (vocalista dos Maio Moço)
11 - Teresa Ricou, Lídia Franco e Pedro Barroso
No último programa, Júlio Isidro também marcou presença, fazendo um balanço das onze emissões do programa.

"Mistura Fina" costuma passar ocasionalmente na RTP Memória e parece ser um dos últimos pilares da RTP do entretenimento inócuo nos últimos anos pré-SIC. Hoje em dia, um programa assim teria de envolver situações bem mais arrojadas, além de que a definição do que é uma pessoa famosa é bem mais vasta. Mas na altura, lembro-me do meu eu de onze anos gostar muito do programa. Outros tempos...

Uma vez mais quero agradecer ao Miguel Meira pelas imagens e por algumas informações sobre o programa. 


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...