sábado, 20 de dezembro de 2014

Band Aid "Do They Know It's Christmas" (1984)

por Paulo Neto

Hoje em dia, temas musicais gravados por um colectivo de conhecidos nomes da música em nome de uma nobre causa é algo que já se tornou lugar-comum. Esse conceito foi de certa forma criado e posto em prática pela primeira vez em 1984 quando tudo o que era estrela da música britânica se reuniu sob o nome Band Aid para gravar "Do They Know It's Christmas" e fazer história.


Reza a lenda que Bob Geldoff, movido por um documentário da BBC sobre a terrível vaga de fome que assolava a Etiópia, teve a ideia de angariar dinheiro para ajudar aqueles atingidos pelo flagelo através da música. Juntamente com Midge Ure dos Ultravox, Geldoff compôs o tema e aproveitando um espaço na BBC Radio originalmente destinado para promover um novo disco da sua banda Boomtown Rats, anunciou a gravação da canção por alguns dos maiores artistas britânicos e irlandeses da altura, o que rapidamente suscitou a atenção dos media. 


Foi portanto sob o intenso olhar da comunicação social que as estrelas se reuniram no dia 25 de Novembro de 1984 no estúdios Sarm West em Londres para gravar o tema. Os versos foram cantados por esta ordem: Paul Young, Boy George, George Michael, Simon Le Bon (Duran Duran), Sting, Tony Hadley (Spandau Ballet), Bono Vox, Paul Weller, Glenn Gregory (Heaven 17) e Marilyn (um artista andrógino em voga na altura que apareceu ser convidado). Entre as vozes do coro final, contam-se nomes como Holly Johnson (Frankie Goes To Hollywood), Bananarama, Francis Rossi (Status Quo), Jody Watley (Shalamar), Kool & The Gang e Phil Collins (que também toca bateria).


Ainda hoje, o tema mantém-se como um clássico de Natal e dos anos 80 com dois momentos que para mim são deveras arrepiantes: Bono Vox a cantar emotivamente "Well tonight thank God is them, instead of you!" e o solo de sintetizador que precede o apotéotico coro final.

O sucesso não se fez esperar e o single entrou directamente para o primeiro lugar do top britânico e tornou-se no single mais vendido de sempre no Reino Unido até então (apenas ultrapassado em 1997 com a famosa regravação de "Candle In The Wind" de Elton John dedicada à Princesa Diana). Aliás o top 3 britânico do Natal de 1984 é o mais histórico de sempre com "Last Christmas" dos Wham! no n.º 2 (ainda hoje a canção mais vendida de sempre no Reino Unido que não chegou ao n.º 1) e "We All Stand Together" de Paul McCartney. Além disso, no Natal do ano seguinte houve uma re-edição do tema que fez aumentar as vendas por 3 milhões no Reino Unido e 12 milhões em todo o mundo.

O sucesso da Band Aid originou não só o mítico megaconcerto Live Aid em Londres e Filadélfia a 13 de Julho de 1985 mas também uma vaga de temas all star. Praticamente cada país do mundo ocidental teve o seu Band Aid, destacando-se o igualmente célebre "We Are The World" dos USA 4 Africa e o nosso "Abraço a Moçambique". Outros exemplos são "Tears Are Not Enough" (Canadá), "Cantaré, Cantarás" (Espanha e América Latina), "Ethiopie" (França), "Sammen For Livet" (Noruega) e "Za Million Godina" (Jugoslávia). 

"Do They Know It's Christmas" teve até ao momento mais três regravações. A primeira aconteceu em 1989, sob o nome Band Aid II, produzida pela mítica troika de produtores Stock, Aitken & Waterman integrando nomes como Kylie Minogue, Jason Donovan, Cliff Richard, Chris Rea, Bros., Lisa Stansfield, Wet Wet Wet e (novamente) Bananarama. 



Já no século XXI, o tema foi regravado em 2004 para apoio a refugiados da guerra do Darfur no Sudão e em 2014 no apoio ao combate do vírus Ébola na Guiné, Libéria e Serra Leoa.









Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

  1. ...Está música até foi cantada (e gravada) para a série "Glee"...

    https://youtu.be/gV8ACFpIUKo
    https://youtu.be/w347aP5z-8s

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...