domingo, 7 de dezembro de 2014

Capas TV Guia - Parte 5


Capas TV Guia - Parte 5 com os Nº 33 a 40.
Recorde as edições anteriores: Capas TV Guia - Parte 1, Capas TV Guia - Parte 2, Capas TV Guia - Parte 3, Capas TV Guia Parte 4.

"TV Guia Nº 33 - 21 a 27 Setembro 1979"

Em destaque na capa, a protagonista de "Dancin' Days", Sónia Braga, a eterna "Gabriela". "Disraeli" - subtitulo "Portrait Of A Romantic" [video] - mini-série britânica sobre o escandaloso primeiro ministro do século XIX, Benjamin Disraeli, interpretado por Ian McShane. Ainda uma menção a "Vida no Silêncio", "deficientes em questão", provavelmente uma reportagem ou documentário sobre portadores de deficiência.

"TV Guia Nº 34 - 28 Setembro a 04 Outubro 1979"
Em 1979, Ana Zanatti participou na mini-série "Mata e Esfola" da autoria da própria e Natália Correia. Declarou à TV Guia "naquilo que me deixam faço o melhor que posso e sei". Ainda na capa, chamada de atenção para a "entrevista ao cozinheiro"  Michel da Costa. Actualmente o Chef Michel é noticia por motivos não relacionados com os dotes culinários, achei engraçado aqui ser apresentado como "cozinheiro" e não "chef". Durante muito tempo pensei que Chef era uma evolução tipo Pokemon dos cozinheiros, mas parece que essas designações são assim um bocado para o arbitrário. Se estou errado, corrijam-me s.f.f..
"TV Guia Nº 35 - 05 a 11 Outubro 1979"
 Na foto principal, a conhecida Manuela Moura Guedes, um par de anos antes do seu sucesso musical "Foram Cardos Foram Prosas", mas foi em 1979 que lançou o seu primeiro single: "Conversa Fiada/O Que Pode Ser". A locutora da RTP, sobre a sua jovem carreira musical acrescentou: "cantar é apenas mais uma forma de realização". Na foto à esquerda, "A Vida de Paganini" (imagino que a mini-série italiana "Vita di Paganini" - composta de 4 episódios sobre o virtuoso violinista e compositor do séculos XVIII e XIX Niccolò Paganini [vídeo], com as interpretações de Tino Schirinzi, Margherita Guzzinati e Lorenza Guerrieri; anunciada como a "primeira série dramática na nova programação da RTP/1".No canto inferior direito, entrevista a Rui Unas com o "responsável pela Informação da RTP/2".
"TV Guia Nº 36 - 12 a 18 Outubro 1979"
O maior destaque na capa para a estreia - na programação de Outono da RTP-2 - da mini-série britânica "Lillie", de 1978, com um total de 13 episódios, ás segundas-feiras no horario das 22 horas. [vídeo do 1º episódio] E depois de 2 semanas a anúnciar a próxima novela brasileira, eis em "exclusivo" os resumos dos primeiros episódios de Dancin' Days, que estreou em 15 de Outubro, ás 20:30. Indicação ainda que ao centro de produção RTP Porto "arranca com gravações a cores"; e uma entrevista com a Presidente da Comissão da Condição Feminina.
"TV Guia Nº 37 - 20 a 26 Outubro 1979"
Nesta capa, grande enfâse para uma figura incontornável da Informação nacional, Joaquim Letria, que tendo regressado à RTP no ano anterior, entre 1978 e 1979 criou dois programas que aliavam o entretenimento à informação: "Directíssimo" e o "Tal & Qual". Este último, cancelado quando a RTP afastou Letria da direcção do canal, ressurgiu das cinzas em forma impressa, o semanário "Tal & Qual" (1980-2007). O nosso leitor Rui Craveiro recorda que o "programa foi também pioneiro em introduzir os famosos "apanhados" em Portugal". Uma das protagonistas da novela Dancin' Days, Sónia Braga, informa que "não tenho nada contra o erotismo". Nós também não!
"TV Guia Nº 38 - 27 Outubro a 1 Novembro 1979"
Helena Ramos, "uma locutora a tempo inteiro" é a figura que ilustra a capa da ultima semana de Outubro. Tal como eu, que sempre a recordo a apresentadora com outro visual, o Rui Craveiro diz que "quando eu vi a Helena Ramos neste look há algum tempo atrás em programas de memória televisiva, fiquei espantado - sempre a vi na minha infância como a apresentadora de cabelos loiros e lisos". Um cartoon de um televisor antropomórfico acompanhado pela misteriosa legenda: "A nova "estrela" do Lumiar", faz referência aos famosos Estúdios do Lumiar, utilizados para emissões da RTP durante 5 décadas.

"TV Guia Nº 39 - 03 a 09 Novembro 1979"
A ocupar o corpo da capa, homenagem ao eterno cowboy John Wayne, "um homem do cinema". A acompanhar o logótipo da novela "Dancin' Days", uma pequena foto da "Marisa" da dita novela, a jovem actriz Glória Pires, que "fala de si" à TV Guia. No canto inferior direito, Balanço do Mundial de Fórmula 1. O campeão desse ano foi o piloto Jody Scheckter.
"TV Guia Nº 40 - 10 a 16 Novembro 1979"
Em proeminência, acima da pergunta "O que é feito deles & delas?" uma foto da apresentadora Alice Cruz (1940-1994), que declarou à revista "aparecer ou não no écran é e sempre me foi indiferente".  Uma das caras mais conhecidas da TV nos anos 70 e 80, a apresentadora, locutora e directora da revista "Guia", faleceu tragicamente aos 54 anos, vítimada por um atropelamento.
No número 37 a capa da TV Guia dava noticia da estreia de "Tal & Qual", e neste número associa-se ao programa para sortear três convites para assistir ás gravações. Noticia ainda da "Oferta de 50 discos com músicas de Dancin' Days". A "trilha sonora" da novela incluia vários êxitos brasileiros e internacionais, veja a lista aqui. O tema de abertura era o homónimo "Dancin' Days", cantado pela banda "As Frenéticas", veja o videoclip aqui.
Mais capas da TV Guia, brevemente. De novo, obrigado ao leitor Miguel Meira, que gentilmente nos enviou o seu espólio de capas desta revista, e a todos os leitores que forneceram detalhes importantes sobre os assuntos em discussão!

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...