sábado, 6 de dezembro de 2014

Os Quatro (1982)


"As aventuras de 4 amigos que entusiasma toda a juventude! Relato apaixonante que prende a atenção até à última página." Foi graças ao anúncio seguinte que ouvi falar deste grupo "Os Quatro" ( bem anterior ao também quarteto aventureiro "O Bando dos Quatro")!

O nome do autor/a desde o primeiro momento soou-me a pseudónimo: Damyela Rioma
E ao contrário dos anteriores livros de aventura para jovens que tivemos na Enciclopédia (Os Cinco, Os Sete),  estes aparentam ser nacionais, visto que não é citado o nome do tradutor. E investigando um pouco mais, consegui confirmar que Damyela Rioma era o pseudónimo de Mário Martins de Almeida ("Rioma" = "Mario", "Damyela"="aleymad"="almeyda"="Almeida"). No entanto, apesar de os livros serem em português, não consegui apurar se eram no português de Portugal ou (pouco provavelmente) no português do Brasil.
Encontrei espalhados pela Internet algumas capas da colecção:
Clique sobre a imagem para a aumentar.

Pelos títulos dos livros, as temáticas do fantástico e sobrenatural parecem estar bem presentes, e  pelas capas o quarteto será constituido por três rapazes e uma rapariga (a não ser que outra rapariga seja a típica "Maria-rapaz" com penteado e roupas "pouco femininas"). Só tendo na mão algum dos exemplares poderia adiantar mais informação sobre os personagens e conteúdos desta colecção da Agência Portuguesa de Revistas. Se alguém leitor souber mais detalhes, partilhe connosco!

A lista de título publicados à altura, vendidos a 40$00 cada. Além dos 4 primeiros números citados nesta revista, muitos mais foram publicados posteriormente:
  1. Os Quatro na Montanha Mágica
  2. Os Quatro na Casa Assombrada
  3. Os Quatro na Ilha de "Mister" John 
  4. Os Quatro na Neve
  5. Os Quatro, cinco cavaleiros para seis cavalos
  6. Os Quatro - A gruta não estava à vista
  7. Os Quatro na ribeira dos cabris
  8. Os Quatro na barra funda
  9. Os Quatro na  aldeia das latas
  10. Os Quatro na vila romana
  11. Os Quatro na nobilíssima comunidade
  12. Os Quatro - Naúfragos à Força
  13. Os Quatro na rota dos leões
  14. Os Quatro na rota dos elefantes
  15. Os Quatro na "festa dos loucos"
  16. Os Quatro "Abéis" no Rio Caim
  17. Os Quatro - O fabuloso "Dr. Cruz Quebrada"
  18. Os Quatro Lobos de Cabeça Bruxa
  19. Os Quatro salvaram "Pobre de Jó"
  20. Os Quatro - Zé do Telhado era "morcego"
  21. Os Quatro - A Ninfa fazia escravos
  22. Os Quatro na Mesa do Diabo       
  23. Bem escondida a cimitarra de Boabdil (vol 1)
  24. Bem escondida a cimitarra de Boabdil (vol 2)           
Na imagem seguinte, a capa do livro nº 4, "Os Quatro na Neve":
Pelo título, podia ser apenas umas inocentes férias na Serra da Estrela, mas sendo o género de literatura que é, temos que assumir que aventuras e mistérios vão abundar.
Não consegui descobrir onome do ou dos ilustradores da série, mas algumas das capas imediatamente me remeteram para clássicos estrangeiros da aventura juvenil. Por exemplo:
A capa de "Os Quatro na mesa do Diabo" comparados com "A Aventura no Vale" e "..na Montanha", ilustrados por Stuart Tresilian.

Anúncio retirado da revista "Flecha de Prata" Nº 63 (de 1982). Imagens editadas por Enciclopédia de Cromos. Créditos ao uploader original.

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...