terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Susy (1982)


Esta "nova colecção juvenil da Editorial Notícias a sair em breve!" - em 182 - tinha o nome geral "Susy", e consistia originalmente em 20 livros para a juventude, escritos por Gretha Stevns, o pseudónimo feminino do autor dinamarquês Daniel Jacob Eilif Mortensen. Publicados na Dinamarca entre 1943 e 1964. O tema da colecção são as aventuras vividas pela jovem ruiva Susy, impaciente mas desejosa de ajudar. Em Portugal, os títulos editados provavelmente foram traduzidos das edições francesas (1957-1977. Aliás, a Wiki em francês tem bastante informação sobre a colecção: "Susy - romans" (e menciona igualmetne uma colecção de banda desenhada da personagem).  O mesmo autor também é o responsável pelos livros de aventura e mistério "Carlota" ("Pernille" 1949-1957).


Graças aos sites "Alfarrabista" e "Good Reads", temos mais informação sobre as edições portuguesas, que possuem títulos auto-explicativos:
  1.  "Susy prepara uma surpresa"
  2. "Susy salva a vida de Tânia"
  3. "Susy e o fantasma da floresta"
  4. "Susy no colégio interno"
  5. "Susy e os ladrões"
  6. "Susy Detective"
  7. "Susy e a filho do pescador"
  8. "Susy e os rapazes das motorizadas"
  9. "Susy na pista dos ladrões"
  10. "Susy e o fugitivo da floresta"
  11. "Susy e o roubo no castelo"
  12. "Susy faz das suas"
  13. "Susy em aventuras na neve"
  14. "Susy e os caçadores"
  15. "Susy e Sónia"
  16. "Susy e os ciganos"
  17. "Susy está em forma"
  18. "Susy em perigo"

Capas de frente e verso do nº 6 "Susy Detective", encontradas na Internet:

Não me recordo de alguma vez ter lido desta colecção, mas creio já ter visto algumas das capas em feiras de velharias. E os nossos leitores, fãs?

Anúncios retirado das revistas "Sport Billy" Nº 9 e 7 (de 1982). Imagens editadas por Enciclopédia de Cromos. Créditos ao uploader original.

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...