segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Turbo Ranger (1989-90) e Jetman (1991-92)

por Paulo Neto

As séries Super Sentai japonesas surgiram nos anos 70 e foram a inspiração para a franchise dos Power Rangers. Estas séries infanto-juvenis seguem um determinado padrão: uma força especial de heróis (geralmente com cinco elementos) com fatos coloridos, vilões facilmente identificáveis, bólides pilotados pelos heróis que se transformam num só guerreiro robótico, cenas de lutas com armas avançadas e truques de artes marciais e um "monstro da semana" enviado pelos vilões e que os heróis enfrentam no final de cada episódio.

Ainda antes dos Power Rangers, duas séries Super Sentai japonesas foram exibidas na RTP no início dos anos 90 (creio que nas manhãs de sábado) com grande sucesso: "Turbo Ranger" e "Jetman".

Turbo Ranger (Kousoku Sentai Turbo Rangers) foi a 11.ª série Super Sentai, exibida no Japão entre 1989 e 1990. Em Portugal, foi exibida em 1992 numa versão dobrada em francês e legendada em português. Segundo o blogue Desenhos Animados, dos 51 episódios da série, apenas 29 foram incluídos na série francesa, sendo os restantes censurados.



A Casta dos Cem Demónios, uma terrível tribo de criatura maléficas, foi aprisionada durante vinte mil anos pelas fadas, protegendo-a dos humanos. No entanto, devido à poluição e destruição da natureza por parte dos humanos, os poderes das fadas enfraqueceram e tudo isso permitiu a libertação da Casta, que agora se encontra livre para dominar a terra. A esperança reside em cinco jovens que recebem poderes especiais, tornando-se assim os Turbo Rangers: Chikara, o Ranger Vermelho (Kenta Sato), Yohei, o Ranger Azul (Keiji Asakura), Shunsuke, o Ranger Amarelo (Junichiro Katagari), Daichi, o Ranger Preto (Fumiaki Ganaha) e Haruna, a Ranger Rosa (Noriko Kinohara). Munidos cada um com o seu carro e com a ajuda do Professor Dazai (Fujita Okamoto) e de Shelon, a única sobrevivente da raça das fadas (Mayumi Omura), os cinco guerreiros lutam contra os planos maléficos da Casta dos Cem Demónios e seus membros: o Imperador Tong, Dr. Rahd, Zurten, a Princesa Jamin e Zurten.
Eis o genérico: "Turbo Ranger, en avant..."

    

Jetman (Chojin Sentai Jetman), a 15.ª série Super Sentai foi exibida no Japão entre 1991 e 1992 e passou na RTP em 1993 na versão original japonesa com legendas em português. 





Uma agência de defesa militar, a Skyforce, desenvolve um projecto para desenvolver uma força especial de cinco guerreiros chamada Jetman, utilizando a energia Birdonic que a Skyforce encontrou no espaço. A Comandante Aya Odagiri (Mikiko Miki) escolhe um casal de oficiais, Ryu Tendoh (Kotaro Tanaka) e Rie Aoi (Maho Maruyama) para serem dois dos elementos dessa força. No entanto, a estação espacial da Skyforce sofre um ataque por parte de uma força estranha, na qual Rie é sugada para o espaço e desaparece, e a energia Birdonic atinge quatro pessoas ao acaso em Tóquio. A Comandante Odagiri e Ryu (que se tornou o Falcão Vermelho) têm de reunir as quatro pessoas atingidas e formar os novos Jetman antes que a ameaça ataque de novo. Acabam por descobrir que os outros quatro guerreiros são Kaori, o Cisne Branco (Rika Kishida), uma rica (e aparentemente mimada) herdeira de um império joalheiro; Raita, o Mocho Amarelo (Naruse Tomihisa), um ornitólogo pouco atlético; Ako, a Andorinha Azul (Sayuri Uchida), uma sonhadora estudante de liceu; e Gai, o Condor Negro (Toshihide Wakamtsu), um rapaz rebelde e insubordinado, mas de bom fundo. Inicialmente as coisas não correm bem pois Kaori, Raita e Ako não parecem reunir condições físicas para combater e Gai não está interessado em juntar-se ao grupo. Mas depressa os cinco, com os seus fatos especiais e os seus aviões-jactos de combates que formam o superguerreiro Jet Icarus, conseguem medir forças com os Byram, uma maléfica associação alienígena liderada por Radiguet, apoiado por Maria, Tran e Grey, que esteve por detrás do ataque à estação espacial. Os Byram têm a capacidade de criar monstros a partir de objectos comuns como anéis, cartas de jogar e até uma casa inteira.
Além das cenas de combate, a série também tinha o seu lado folhetinesco, pois gera-se um triângulo amoroso entre Ryu, Kaori e Gai, que se complica quando Ryu descobre que Maria é na verdade Rie, depois de ter sido capturada e sofrido uma lavagem cerebral, tornando-a maligna.  
Por motivos desconhecidos, os últimos capítulos não foram exibidos em Portugal. Segundo a Wikipedia, na recta final da série, os Jetman e o Byram juntam inesperadamente forças para derrotar a Imperatriz Juuza, Rie morre ao lutar com o seu alter-ego maligno, assim como Gai ao perseguir um ladrão que o fere de morte, e Ryu e Kaori acabam por se casar e ter um filho chamado Gai.

E eis o genérico ("Jetho, jetho, Jethoman!"):



Eu lembro-me de ver e gostar de ambas as séries e acho que cheguei a brincar aos Turbo Rangers no recreio da escola. Recordo-me também que um colega meu contou-me certa vez que tinha sonhado que ele era um dos Jetman e que eu era a Comandante Odagiri …mas em homem, obviamente! 


 

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

4 comentários:

  1. Não é verdade que foram 29 os episódios de Turboranger transmitidos. Na prática, a série passou quase completa, faltaram poucos episódios para o final. Eu era grande fã, tinha quase todos os episódios em VHS e fartava-me de os rever. Mais tarde, quando a internet dominou o mundo e arranjei os episódios todos, só mesmo os 6 ou 7 finais é que nunca tinha visto. Jetman é que deu pouco, cerca de metade da série... Nem sequer chegou a aparecer o terceiro robot do que me lembro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas, ainda tens os episódios ? tens como partilha-los ? também tenho muito material dessa altura para partilhar caso queiras posso enviar-te a lista do que tenho. Abraço

      Eliminar
  2. De niño fueron 2 de mis series preferidas y tengo hasta el Turbo Robot en casa todavía.
    Me encantaría tener toda la serie de Jetman en euskera que es como lo veía y Turbo Ranger en castellano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hola, gracias por el comentario.
      También me encantaron estas dos series, desafortunadamente no pude ver muchos episodios porque pasé muchos fines de semana fuera de casa. También tengo mi Turborobo, que no es oficial y le faltan algunas piezas. Sigue siendo uno de mis favoritos.
      David (Enciclopédia de Cromos)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...