domingo, 8 de fevereiro de 2015

Maria Inês e a sua boneca (1971)

Na Enciclopédia de Cromos, por motivos óbvios, os meus post de livros são geralmente de temáticas que tradicionalmente se associam aos rapazes: ficção científica, aventura, etc. Para hoje trazer algo diferente, recorri ao baú disponibilizado pela Ana Trindade e escolhi este pequeno livro recortado: "Maria Inês e a sua boneca", de 1971.


Escolhi este pela ilustração, muito típica dos anos 60 e 70. Foi pesquisar online e além das bibliotecas, só encontrei referência ao livro no blog "O Mundo Em Que Vivi" [Maria Inês e a sua boneca], que tem outras coisas antigas e bem interessantes. Graças ás fotos lá publicadas pude apurar estes detalhes: é o Nº 1 da Colecção Sonho, das Publicações Europa-América. A ilustração da capa é da autoria de F. Gallarda (Francisca Gallarda Garós, podem ver aqui um album com bastantes ilustrações do mesmo estilo característico), enquanto que os desenhos do interior estiveram a cargo de J. Busquets. Os textos são de Enrique de Obregón ("La Conquista del atomo"), e traduzidos para português por Zeca Sonso ("Ana Maria e a pequena sereia", ).



E começava assim: "Maria Inês era uma menina que gostava muito de levar a sua boneca a passear. Uma manhã, decidiu ir aos seu sítio preferido, o Jardim das Flores, que ficava pertinho de sua casa". Outros tempo em que uma criança podia ir passear sozinha, dar de comer aos pombos, receber flores do guarda do jardim (que aparenta ser uma criança também. Trabalho infantil?). Podem ver o resto aqui: "O Mundo Em Que Vivi" [Maria Inês e a sua boneca].

Mais cromos da Ana Trindade: "Enciclopédia de Cromos - Ana Trindade".

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".



Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...