sábado, 28 de fevereiro de 2015

Star Trek 1966-1996


O falecimento do actor Leonard Nimoy, que - apesar de muitos outros trabalhos ao longo da sua larga carreira de actor, realizador, fotógrafo, músico e poeta - marcou eternamente a cultura pop como o enigmático e lógico Sr. Spock da saga "Star Trek" ("O Caminho das Estrelas"), fez-me vasculhar os meus ficheiros mais antigos em busca de algo relacionado e, directamente do meu arquivo que digitalizei há bastantes anos, trago-vos um grande artigo da extinta revista portuguesa de finais dos anos 90 "Heróis". Em 1996 assinalava-se o 30º Aniversário do nascimento da saga espacial.
Como sempre, cliquem sobre as fotos para as aumentar e ler melhor:
"Star Trek 1966-1996. 30 Anos-Luz! Viagens no Espaço Sideral"

A primeira página apresenta a emblemática nave "Enterprise", a navegar alta velocidade junto a um planeta.
E por baixo do título, o famoso discurso de abertura de cada episódio:
"Space: The Final Frontier. These are the voyages of the starship Enterprise. 
It's continuing mission to explore strange new worlds, 
to seek out new life and new civilizations, 
to boldly go where no man has gone before."
Curiosamente, esse discurso mistura as versões da série "Star Trek" original de 1966 com a de "Star Trek: The New Generation".
Na página seguinte, uma introdução à saga que naquele momento "compreende qualquer coisa como quatro séries de Televisão, uma série de desenhos animados e sete filmes":
Reparem que no rodapé da página podemos encontrar uma linha temporal - do desenvolvimento da série, filmes e outros momentos marcantes - que continua pelas próximas quatro páginas do artigo:

Na terceira, quarta e quinta páginas, continuam a descrição dos personagens principais, e a concretização do primeiro filme - um dos meus favoritos - "Star Trek: The Motion Picture" e da série que continua as aventuras, mas com uma nova Enterprise e tripulação:


Depois da "Nova Geração" e mais filmes, chegou a vez de "Star Trek: Deep Space 9":
Em 1995, a série sucessora foi "Star Trek: Voyager", a que melhor acompanhei na TV.
Na última página do artigo podemos vislumbrar os elencos das Enterprises lideradas pelo Capitão James T. Kirk e pelo Capitão Jean Luc Picard, como apareceram nas revistas de banda desenhada:

E ainda duas páginas dedicadas a parte do merchandising originado pela saga Star Trek:


Entre os produtos gerados ao longo de várias décadas estão as BDs da Abril Jovem publicadas no Brasil a partir do final de 1991 e que que chegaram a Portugal mais tarde. Incluída ainda nesta página, a lista dos filmes, sendo o último (à época) de 1994, "Star Trek: Generations".

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...