sábado, 16 de maio de 2015

Captain Planet and The Planeteers - ZX Spectrum e Amstrad (1991)


O conceito da série de desenhos animados do "Captain Planet" era simples e eficaz: cinco putos ganhavam de Gaia - o Espírito da Terra - cinco anéis mágicos que controlavam os elementos para combater os vilões poluidores do planeta. Quando a situação estava difícil para os adolescentes, os cinco anéis uniam o seu poder e convocavam o Capitão Planeta, um ser super-poderoso cuja fraqueza era a poluição. Saiba mais sobre a série, aqui: "Capitão Planeta (1990-96)". 
Como tudo o que tinha sucesso, por entre as toneladas de merchandising, teve direito à sua versão em videojogo para proporcionar jogatina no conforto do lar. O videojogo "Captain Planet" ou "Captain Planet and The Planeteers" teve três versões, com modos de jogo distintos. Primeiro foi posta à venda em 1991 a que hoje nos ocupa, para ZX Spectrum e Amstrad. No mesmo ano também foi publicada a versão para Amiga e Atari ST e em 1992 chegou ao mercado a para a mítica máquina NES. Chegou a ser desenvolvido para a Master System e Mega Drive, mas não foram terminados, devido ás más críticas.
A versão para ZX Spectrum, publicado pela Mindscape tem mais informações no site "World Of Spectrum", e a de Amstrad CPC aqui. e o site Emuparadise tem até um link para fazer download do ROm para usarem com um emulador e jogarem em casa!


As imagens incluídas na capa traseira não devem pertencer nem ao jogo para Spectrum ou Amstrad, mas sim à versão Amiga ou Atari, visto que os gráficos apresentados são muito melhores, e o único personagem disponível para jogar nesta versão é o próprio Capitão Planeta e não os Planeteers como se vê na caixa:

A sinopse do jogo incluída na capa:
"Marés negras. Poluição atmosférica. Espécies Animais em vias de extinção. O premiado programa de TV Capitão Planeta e os Planetários transformou a salvação do ambiente da Terra na derradeira aventura.Agora é a tua vez de combater os mais perigosos inimigos que o nosso ambiente alguma vez enfrentou - Looten Plunder, Duke Nukem, Hoggish Greedly, Dr. Blight e outros.As forças da Terra, Fogo, Vendo Água e Coração são tuas. Combina-as e torna-te o Capitão Planeta. O teu Eco-copter espera-te."

No Youtube há um vídeo que percorre os 3 níveis do "Captain Planet" para ZX Spectrum, um simples jogo de plataformas em 2D, com o jogador a controlar o Capitão Planeta em voo pelo cenário a destruir os inimigos de forma linear:


Para Amstrad, a melhoria de gráficos e som é evidente:


Através de uma rápida jogada num emulador de ZX Spectrum, consegui algumas capturas de imagem do primeiro nível. Clique para as aumentar:


Os comandos reagem razoavelmente, o nível é repetitivo mas como foi a primeira vez que joguei a algo do Spectrum, não tenho muito com que comparar.


As imagens da caixa e da cassete do jogo foram capturadas e enviadas pelo meu caro sócio do CINE31, o Bruno Duarte, ao qual agradeço! Recordo novamente o site dele, o Grand Temple, onde o Bruno fala de cinema e tem "Videos Caseiros de Qualidade Duvidosa". True story!

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...