domingo, 17 de maio de 2015

Portugal Passado Presente - Documentário sobre Olhão (1984)


Ontem, ao ver uma reportagem muito superficial sobre a questão das demolições das casa das ilhas da Ria Formosa, recordei outros vídeos que vi sobre a Ria, e achei adequado partilhar este documentário sobre Olhão do inicio dos anos 80.

A APOS (Associação de Valorização do Património Cultural e Ambiental de Olhão) tem feito um excelente trabalho de conservação e divulgação de vídeos no seu canal de no Youtube. Quando o publiquei noutro blog  em 2010 descrevi-o como "uma pequena preciosidade para os nostálgicos ou simplesmente para quem quiser rever a sua cidade no tempo em que ainda era vila: um documentário exibido na RTP no inicio dos anos 80 sobre a Vila de Olhão, as suas pessoas, a pesca, conservas, mercado, etc.".


Entretanto, mais informação ficou disponível e a APOS indica que este documentário da RTP sobre Olhão foi "englobado na série "Portugal Passado Presente" datado de 1984, apresentado pelo escultor Lagoa Henriques e realizado por Francisco Manso" (no site da RTP é adiantada a data de 1987).



Parte 1 "Olhão, vila cubista"



Parte 2 "A Pesca na vila de Olhão"



Parte 3 "Patrão Joaquim Lopes"



Parte 4 "A decadência da indústria e a pesca"



Esta quarta e última parte do documentário é a que mais me diz, porque é possível ver algumas rápidas filmagens do Ilhote de S. Lourenço, onde a minha família teve casa desde 1983 até ser destruída com o resto da ilha, vegetação e animais pelos contratados pela POLIS no inicio de 2015.




Para ver os outros vídeos disponibilizados pela APOS no Youtube: "APOS"

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...