terça-feira, 12 de maio de 2015

Topo Gigio - O Boneco (1982)

A voz do Topo Gigio sempre me irritou (desculpe António Semedo), mas isso não impediu que algum do imenso merchandising gerado à volta desta criatura - criada na Itália em 1959 por Maria Perego (mas que explodiu em Portugal a partir do final dos anos 70, quando Rui Guedes apresentou o Topo Gigio no seu próprio programa, com canções de Guedes e José Cid) - viesse parar cá a casa. Lembro-me de ter um grande (pelo menos na altura parecia) peluche do rato Gigio. 

Pela foto é difícil saber ao certo a escala do boneco, que aparentemente não tinha articulações, mas para compensar incluía uma farfalhuda cabeleira, bigode e uns expressivos olhos com pestanas e tudo! As orelhas também são de um material distinto do corpo. O anúncio indica que JSG (J. Sousa Guimarães) era o distribuidor exclusivo deste brinquedo.

Encontrei no blog "Brinquedos Antigos Bonecos PVC" várias fotos e uma descrição detalhada da figura:
Brinquedos Antigos Bonecos PVC
Segundo o blog, o boneco feito na fábrica Brintói tem 21 cm de altura, o corpo em borracha, orelhas em espuma e olhos móveis.
O meu peluche acho que só tinha daqueles olhos fixos que dão um ar sinistro...
O mesmo blog tem mais algumas imagens de outros brinquedos do Topo Gigio, alguns destes PVC consegui a pouco tempo, tenho que tirar fotos para postar por aqui:
Brinquedos Antigos Bonecos PVC


Publicidade retirada da revista Pato Donald Nº 26, de 1982. 
Uploader original desconhecido. Imagem Editada e Recuperada por Enciclopédia de Cromos.


Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...