sexta-feira, 26 de junho de 2015

Maria Barroso (1925-2015)



Maria de Jesus Simões Barroso Soares (1925-2015)

Como habitual, quando um notável ou famoso adoece ou tem um acidente, os media atropelam-se para ser os primeiros a avançar a notícia da alta ou do falecimento. Edição: Tenho a assinalar que entretanto, das poucas reportagens que vi, os jornalistas até se têm comportado decentemente.
Previsivelmente, Maria Barroso é noticiada como "a mulher de Mário Soares". Certamente que a sua temporada como Primeira Dama de Portugal é a mais recordada actualmente, mas Maria Barroso alcançou notoriedade bem antes. Mas nos anos cromos a sua faceta mais visível foi mesmo a de Primeira Dama - entre 1986 e 1996; e mais tarde como Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa e representante de varias causas sociais, acumulando prémios e condecorações.
Actualização: Maria Barroso faleceu na madrugada de 7 de Julho, depois de estar em coma deste 26 de Junho, em consequência de traumatismo craniano.

Curiosamente só descobri ao preparar este texto que Maria Barroso nasceu na minha vizinha Fuseta, concelho de Olhão, por via de um post no Facebook. Mas depressa a minha surpresa por esse facto foi abafado pela quantidade abjecta de comentários deprimentes e lamentáveis à figura da senhora que tinham como alvo o marido. O 25 de Abril já foi há mais de 40 anos mas o rancor vive ainda no coração de muita gente. Creio que é o preço que se paga por ter alguma notoriedade. 
Como disse antes, Maria Barroso já tinha alguma fama antes do casamento com Mário Soares, por via da sua actividade como actriz de teatro (Aparências) - e mais tarde, de cinema, colaborando com cineastas como Manoel de Oliveira e Paulo Rocha - e na cultura e política que lhe valeu interrogatórios pela polícia política e a proibição de exercer como professora - no ensino público e no privado. Antes de ser Primeira Dama foi membro fundador do Partido Socialista e deputada na Assembleia da República. Teve dois filhos, Isabel e João Soares (advogado e político).
Mais detalhes: "Maria Barroso - Wikipédia"


Na Enciclopédia há uns meses incluímos um conjunto de calendários da campanha das Eleições Presidenciais de 1986, em que Maria Barroso surge ao lado do marido, e do famoso slogan "Soares É Fixe":

Podem ver em mais detalhe: "Calendários Soares Presidente" (1986)



Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...