segunda-feira, 13 de julho de 2015

Agora Escolha (1986-1994)


Apesar de já há muito ter este cromo do "Agora Escolha" em modo "rascunho" - provavelmente desde que escrevi o do "Você Decide" -  resolvi-me a terminá-lo com o regresso do programa aos ecrãs da RTP em 2015. Ambos os programas dependiam dos votos - por telefone - dos telespectadores para decidir o "final", no caso do "Agora Escolha" para escolher o preferido entre o Bloco A e o Bloco B, um conceito interactivo que era novidade na nossa televisão, numa altura em que as nossas escolhas televisivas se resumiam a dois canais (quem tivesse leitor ou gravados de vídeo tinha outras opções..).


Através do Diário de Lisboa confirmei a data de estreia indicada pela Wikipédia: a 13 de Outubro de 1986; a abrir a emissão da RTP-2 por volta das 15:00 de segunda a sexta-feira. Já a data de final não consegui confirmar na imprensa da época.

"Diário de Lisboa" 13 de Outubro de 1986.

"Diário de Lisboa" 15 de Outubro de 1986.

"Diário de Lisboa" 20 de Outubro de 1986.

Felizmente, o site "Brinca Brincando" tem uma série de informações e curiosidades - que recomendo lerem na página "Brinca Brincando - Agora Escolha" - nomeadamente a divisão em duas épocas distintas:
Na RTP-2 de 13 de Outubro de 1986 a 10 de Setembro de 1993; e na RTP-1 de 13 de Setembro de 1993 a 7 de Janeiro de 1994. Antes de mudar para a RTP-1, no período de 12 de Outubro de 1987 e 15 de Setembro de 1989 o "Agora Escolha" passou a ser emitido apenas dia sim, dia não (2ª, 4ª e 6ªs).



Para a televisão nacional, foi certamente um programa da área de entretenimento de maior longevidade que a maioria.
Este vídeo dos primórdios explica a mecânica do programa aos telespectadores:



A apresentação esteve a cargo da simpática Vera Roquette, que até aos dias de hoje continua na memória dos portugueses ligada ao programa, como prova uma campanha de 2014 para a Vodafone. [vídeo]  O "Brinca Brincando" refere que além da votação e de esporádicos passatempos, a apresentadora mostrava desenhos e cartas enviadas pelos fãs mais novos.

Fonte: "Agora Escolha - Facebook"
Recordo perfeitamente assistir entusiasmado ao "combate" de votações no canto do ecrã (imagem acima), torcendo pelo Bloco favorito, sempre com a possibilidade de uma reviravolta de última hora nos resultados. era uma alegria ver subir repentinamente a pontuação do "nosso" Bloco que estava em desvantagem, e um desespero não poder ver a continuação de certos episódios anteriores. De referir que, muitas vezes os blocos concorrentes tinham pouco em comum, enfrentando-se ficção cientifica com bailado, sitcoms com séries de acção, etc. 
Alguns Exemplos: 

15/10/1986 - Bloco A: "TV Show com Carlos do Carmo": "Bloco B: "Arquitectura".
16/04/1990 - Bloco A: "Justiceiro"; "Bloco B: "ALF"/"Quem sai aos seus".
17/04/1990 - Bloco A: "A Casa de Irene"/"Director de Turma"; Bloco B: "Brigada Especial".
18/04/1990 - Bloco A: "A Ilha da Fantasia"; "Bloco B: "Bonanza".
19/04/1990 - Bloco A: "Pulasky"; "Bloco B: "Devlin Connection".
20/04/1990 - Bloco A: "O Fugitivo"; "Bloco B: "Miss Marple".
16/09/1991 - Bloco A: "Brigada Especial"; "Bloco B: "Crime disse ela".
17/09/1991 - Bloco A: "Chefe mas pouco" e "Liceu Degrassi"; Bloco B: "Soldados da Fortuna".
18/09/1991 - Bloco A: "Fama"; Bloco B: "Hercule Poirot".

Só recentemente descobri que na RTP memória tiveram em 2011 uma nova versão do "Agora Escolha". Podem saber mais da versão de 2015 no Facebook do programa: "Agora Escolha", que inclui outras curiosidades:

Na sitcom "Os Andrades" também se vi o Agora Escolha:

Num programa com tão grande longevidade, era obrigatória a existência de vários genéricos ao longo dos anos:

1986
Por a música da abertura ser diferente das seguintes, arrisco dizer que este é o mais antigo:


1986

A partir deste, o tema do genérico era de Andreas Vollenweider "Moon Dance", que podem ouvir na integra aqui: "Agora Escola" (1993).

1992
Curiosamente - se a data estiver correcta - aqui o tema ouvido é outro:

1992
Neste de 1992 podemos ver algumas imagens em redor ou reflectidas nos óculos de Vera Roquette: "ALF", "Super-Homem", "Os Cavaleiros das Estrelas", ...




A certa altura o programa pasou a ser patrocinado pelo refrigerante "Frisumo", representado pela sua mascote radical, o Tampinhas. Neste vídeo do canal LUSITANIATV, o momento épico em que Vera Roquette recomenda ao Tampinhas "beber litros e mais litros de Frisumo kid para ter muita força" e garante ter ficado livre da gripe - e cor de laranja - após ingerir o conteúdo de uma garrafa de 1,5 litros de Frisumo.


No dia 1 de Dezembro de 1993, no Bloco A, "Acção em Miami" e no Bloco B, "Kung-Fu" - ou "Kung-Fum" segundo Vera Roquette. No decorrer da votação, foi exibido "Imagens da Natureza". O vencedor do dia foi "Kung-Fum".
Durante as votações foram exibidos - entre outras séries - muitos desenhos animados que faziam as delicias dos mais jovens, como "Os Três Mosqueteiros", "Tom Sawyer", "Ana dos cabelos Ruivos", "Histórias de Sempre", etc.

Outras séries ou programas que fizeram parte dos blocos ao longo dos anos, escolhidos entre antigos êxitos da estação pública:
"Modelo e Detective", "Rão Kião e sua música", "Deslizes na TV", "Oito e Basta", "Os Vingadores", "O Caminho das Estrelas", "Maníacos do Desporto", "Perry Mason", "Dick Powell", "Fiscais", "Destino Aventura", "Colt em acção", "Quando as mulheres triunfam", "Os Ropers", "O menino doutor", "Maioral", "Daktary", "Wolf", "Olho Vivo", "Murphy Brown", "Uma família às direitas", "O Barco do Amor", "Casei com um feiticeira", "Dusty", "A todo o gás", "Aventura do Impossível", "Polícias à parte", "Maude", "A Lei das ruas", etc



Obviamente, a "Caderneta de Cromos" dedicou-lhe um cromo: "Caderneta de Cromos 98 - "Agora Escolha"[Ouvir/Download Mp3].

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...