quarta-feira, 8 de julho de 2015

The Outfield "Your Love" (1985)

por Paulo Neto

Eis um clássico dos anos 80...que não me lembro de ouvir nos anos 80. Mas talvez exista um bom motivo para isso: é que apesar da banda ser britânica, a sua popularidade, nomeadamente com esta canção, limitou-se quase só aos Estados Unidos e na altura não tiveram grande impacto na Europa. (Enquanto o tema chegou ao n.º 6 do top americano, foi apenas n.º 83 no Reino Unido). 



A primeira vez que me recordo de ouvir "Your Love" dos The Outfield foi já no final dos anos 90, numa das minhas primeiras saídas à noite em Coimbra, nos meus anos de estudante universitário. E na altura, pareceu-me ser uma canção dos The Police (a voz do vocalista tem alguns momentos em que se assemelha à de Sting) e pensei que o título era "Tonight". E como na altura a internet não fornecia tantas respostas rápidas como hoje, só vários meses depois é que acabei por descobrir o nome da banda e o verdadeiro título da canção.



Portanto, tal como existem filmes dos anos 80 que não tiveram assim muito sucesso na altura mas que posteriormente ganharam adeptos e são agora vistos como clássicos da década (como por exemplo "Estrada De Fogo"), pode dizer-se que "Your Love" foi uma canção que beneficiou do efeito cápsula do tempo para ganhar todos os méritos que hoje lhe são atribuídos, tendo-se tornado imprescindível no alinhamento de músicas em festas temáticas dos anos 80 e de compilações de música dessa década. O que não é de estranhar pois o tema tem todos os ingredientes que faziam o rock dos anos 80 ser particularmente delicioso, tanto despertando as saudades dos mais nostálgicos como a curiosidade dos mais jovens. 

A formação original dos The Outfield era composta por Tony Lewis (voz, baixo), John Spinks (guitarra) e Alan Jackman (bateria), todos oriundos de Manchester. Depois de terem colaborado juntos em várias bandas nos anos 70, decidiram formar a sua própria banda em 1984, sob o nome The Baseball Boys, mas o manager convenceu-os a arranjar outro nome, tendo decidido por The Outfield. Em 1985, gravaram o álbum de estreia "Play Deep". Como o manager da banda era americano, apostou-se na promoção do disco nos Estados Unidos onde o álbum foi tripla platina, sobretudo devido ao sucesso de "Your Love" , o segundo single, editado em já 1986. A banda também abriu na altura concertos para bandas como Journey e Starship. Os dois álbuns seguintes, "Bangin' " (1987) e "Voices Of Babylon" (1989) também tiveram algum sucesso nos Estados Unidos. Além do seu maior hit, entre os temas mais populares da banda contam-se "All The Love In The World", "Voices Of Babylon" e "For You".

Com o êxito a escassear nos anos 90, a banda fez uma pausa ao longo da década, tendo-se reunido em 1998 com Simon Dawson na bateria. Desde então, os The Outfield continuaram a dar concertos um pouco por todo o mundo e editar discos (o mais recente é de 2011), capitalizando na redescoberta de "Your Love" pelas novas gerações, com o baterista original Alan Jackman a regressar em 2009. John Spinks faleceu em 2014 de cancro de fígado, mas a banda planeia voltar ao activo em breve.

Enquanto isso, o legado do "Your Love" continua imparável. Além das compilações, o conto do homem que tenta engatar uma rapariga enquanto a sua namorada Josie está de férias já foi usada em vários filmes, programas de televisão, no jogo "Grand Theft Auto: Vice City" e como música de acompanhamento de vários jogadores de baseball. O tema foi versionado por Wyclef Jean & Eve (numa versão reggae para o filme "A Minha Namorada Tem Amnésia"), Bon Iver, Bruno Mars e Emma Burgess. Katy Perry gravou uma versão cuja letra é do ponto de vista da mulher a ser engatada pelo namorado de Josie, sob o título "Use Your Love", que foi o lado B de um dos seus primeiros singles.




Mas uma das mais curiosas reutilizações de "Your Love" é sem dúvida a do conhecido tema funk brasileiro "Rap das Armas", cuja versão mais conhecida é a de 2007 de Cidinho & Doca, por ter sido incluída no filme "Tropa de Elite", com o famoso "pa ra pa pa pa" a ser entoado com a mesma melodia do início de "Your Love".     


O tema também já teve diversas versões e remixes de dance-music, como por exemplo esta de 2013 pelo DJ americano Morgan Page para a qual os The Outfield regravaram novos arranjos vocais.




ACTUALIZAÇÃO: O vocalista da banda Tony Lewis faleceu em 2020.
       


      

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

  1. E eu descobri hoje que não era de The Police. Até ateimei com a minha mulher e perdi. Ando na net a descobrir que não sou o único enganado.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...