sábado, 18 de julho de 2015

Tropicaliente (1994)

por Paulo Neto



As belíssimas praias do Ceará foram o cenário da telenovela "Tropicaliente" da autoria de Walther Negrão e estreada no Brasil e em Portugal em 1994. Se não estou em erro, foi a primeira telenovela a ser exibida na SIC à hora de almoço. A trama falava de várias histórias de amor cruzadas e das diferenças sociais.

Herson Capri (Ramiro) e Sílvia Pfeiffer (Letícia)
Herson Capri (Ramiro) e Regina Dourado (Serena)

No passado, Ramiro Soares (Herson Capri), um humilde pescador, e Letícia Velasquez (Sílvia Pfeiffer), a filha de um rico industrial, viveram uma paixão avassaladora, ao ponto de ela ter deixado a sua vida de luxo para viver na cabana dele. Porém devido a um problema numa pescaria que leva Ramiro a ficar três meses no alto mar, Letícia pensa que ele a abandonou e decide voltar para os pais e estudar no estrangeiro, ao passo que Ramiro ao regressar conclui que a história de amor de ambos não passou de um capricho de uma menina rica e mimada.

Márcio Garcia (Cassiano), Herson Capri (Ramiro) e Stênio Garcia (Samuel)
Carla Marins (Dalila) e Márcio Garcia (Cassiano)

Anos mais tarde, Letícia regressa ao Brasil para herdar os negócios do seu pai Gaspar (Francisco Cuoco), que pretende gozar a reforma. Letícia enviuvou de um americano de quem teve dois filhos: a aguerrida Amanda (Paloma Duarte) e o perturbado Victor (Selton Mello) que culpabiliza a mãe pela morte do pai.
Já Ramiro, que entretanto se tornou líder de uma cooperativa de pescadores, tem um casamento feliz com Serena (Regina Dourado) com quem teve dois filhos: Cassiano (Márcio Garcia) e Açucena (Carolina Dieckman). Mas apesar disso, o reencontro com Letícia desperta as paixões do passado e Ramiro fica dividido entre o retomar de uma paixão antiga e a lealdade para com Serena. 

Carolina Dieckman (Açucena)
Paloma Duarte (Amanda) e Selton Mello (Victor)

Cassiano herdou a força e coragem do pai, mas ao contrário deste é machista e ciumento. A sua namorada desde infância é Dalila (Carla Marins), tão orgulhosa como ele, pelo que os dois passam a vida ora apaixonados nos braços um do outro ora às turras um com o outro e são felizes assim. Cassiano também é extremamente protector da irmã e não deixa que nenhum homem se aproxime dela. Porém a doce e ingénua Açucena aproxima-se de Victor que desenvolve uma obsessão por ela.
Dalila é filha do melhor amigo de Ramiro, Samuel (Stênio Garcia) e da sua esposa Ester (Ana Rosa) e irmã de Davi (Delano Avelar). Ao contrário da irmã, Davi renega as suas origens, pretendendo subir na vida e casar com Olívia (Leila Lopes), filha de Bonfim (Ednei Giovenazzi), o braço-direito de Letícia e Gaspar nos seus negócios. 
Uma dupla divertida é aquela formada por Pessoa (Guga Coelho), irmão de Olívia que não liga nada aos predicados da família, e Adrenalina (Natália Lage) uma jovem errante que como indica a sua alcunha, é muito enérgica. Os dois metem-se em várias aventuras com resultados cómicos.

Victor Fasano (François) e Cássio Gabus Mendes (Franchico)

No final da novela, entre muitos avanços e recuos, Ramiro decide ficar com Serena, a sua companheira de uma vida. Já Letícia acaba por dar uma oportunidade a François (Victor Fasano), um interesseiro que se aproxima dela com olho na fortuna, mas que acaba mesmo apaixonado por ela. O mesmo sucede ao seu cúmplice Franchico (Cássio Gabus Mendes), um trambiqueiro que vive de pequenos golpes, que acaba por mostrar ter bom fundo e conquistar Açucena, afastando-a da relação tóxica com Victor.

"Tropicaliente" também marcou a estreia em telenovelas das actrizes Daniela Escobar e Giovanna Antonelli, que interpretaram as irmãs Berenice e Benvinda, duas irmãs tão unidas que terminam as frases uma da outra. 

Com uma trama leve e despretensiosa, caras bonitas e magníficas paisagens, "Tropicaliente" foi uma telenovela perfeita para a hora de almoço. Além de Brasil e Portugal, foi exibida em diversos países, tendo tido particular êxito na Rússia.  

Genérico:


         

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...