sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Aeroplano! (1980)



por Paulo Neto

Nos anos 70, houve um boom de disaster movies em Hollywood que devem ter deixado muito boa gente com medo de andar de avião, de barco, de arranha-céus e de terramotos. O início desta moda é atribuída ao filme "Aeroporto" de 1970 cujo sucesso produziu mais três sequelas ao longo da década. Mas em 1980, uma paródia a esses filmes de desastres aéreos tornar-se-ia uma das mais famosas comédias de sempre, ainda hoje capaz de arrancar muitas gargalhadas a novas gerações. 



Falo, é claro, de "Aeroplano!", filme realizado a seis mãos por Jim Abrahams e os irmãos David e Jerry Zucker e cujo elenco incluía Robert Hays, Julie Hagerty, Leslie Nielsen, Peter Graves, Lloyd Bridges, Lorna Patterson, o basquetebolista Kareem Abdul Jabbar e Jill Whelan. Apesar de incluir alguns elementos da saga Aeroporto, sobretudo do segundo filme "Aeroporto 75", a história do filme era sobretudo baseada no filme de 1957 "A Hora Zero".  

Ted Stryker (Hays) é um ex-piloto militar cujos traumas de guerra deixaram-no com medo de voar e com um bizarro problema de bebida. A trabalhar como taxista em Los Angeles, Stryker decide entrar num voo até Chicago para tentar reconquistar Elaine Dickinson (Hagerty), o amor da sua vida, que trabalha como hospedeira nessa voo. 
Durante o voo, o piloto Clarence Oveur (Graves), o co-piloto Roger Murdock (Jabbar) e vários passageiros começam subitamente a adoecer devido a uma intoxicação alimentar. E de repente, a salvação de todos está nas mãos de Stryker que tem de superar os seus tramas e aterrar o avião em segurança, com a ajuda de Elaine, do Dr. Rumack (Nielsen), de Randy (Patterson), a outra hospedeira, e em Chicago, do controlador Steve McCroskey (Bridges) e do seu ex-comandante na guerra Rex Kramer (Robert Stack), com o qual Stryker teve sempre uma relação difícil.




Além disso, há muitos trocadilhos, muitos gags nonsense, uma menina (Whelan) em necessidade de um transplante que quase vai desta para melhor durante um momento musical, uma freira práfrentex (Maureen McGovern, a cantora dos disaster movies "A Torre Do Inferno" e "A Aventura do Poseidon"), uma mulher histérica (Lee Bryant) a quem todos fazem fila para lhe acalmar à chapada, uma senhora que se escandaliza com um homem que lhe oferece uísque para depois ela snifar uma linha de coca, outra senhora (Charlotte Zucker, mãe dos irmãos Zucker) que escolhe a pior altura para se maquilhar, um piloto-automático insuflável chamado Otto e Johnny Jacobs (Stephen Stucker), o extravagante ajudante de McCroskey.





"Joey, have you ever seen a grown man naked?"


"Looks like I've picked the wrong week to stop sniffing glue"






"Aeroplano!" foi um dos filmes de maior sucesso de 1980. Promoveu o género de paródia non-sense a um popular sub-género do cinema de comédia, influenciando outras obras como "Ases Pelos Ares" e a série "Scary Movie", revelou o lado cómico de actores mais conhecidos por papéis sérios de acção como Robert Stack, Peter Graves, Lloyd Brigdes e Leslie Nielsen (este tornar-se-ia mais famoso depois pelos seus papéis cómicos sobretudo na série "Aonde É Que Para A Polícia?"), elevou Abrahams e os Zucker a nomes de topo entre os autores e produtores de comédia, influenciou outros nomes do género como os irmãos Farrelly, tem figurado invariavelmente nos lugares cimeiros de diversas listas das melhores comédias de sempre e sobretudo, continua a arrancar risos a todos os que vêem ou revêem o filme. "Aeroplano!" e a sua sequela de 1982 "Aeroplano 2" foi mais um dos filmes que descobri na "Sessão Da Noite", o mítico espaço de cinema das noites de sexta-feira da RTP 1 no início dos anos 90.    

Trailer: 




Cenas clássicas:


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

2 comentários:

  1. Eu que não gosto de comédia, posso garantir, que este filme é intemporal.
    Foi dos melhores filmes de comédia que vi. A juntar á festa, as Academias de Policia, Ases pelos Ares e Onde Pára a Policia, também são óptimos. Mas este, este é o top.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os Aeroplanos e os Ases Pelos Ares estão bem alto no meu TOP Comédia :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...